As vendas do varejo em Pernambuco cresceram em junho 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual apresentado pelo Estado é o mesmo de São Paulo, dividindo o sétimo maior crescimento do País. Já as vendas no Brasil cresceram 5,6%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo levantamento apontou crescimento nacional de 1,7% de junho sobre maio, gerando uma receita nominal 2,1% maior do que a gerada em maio.
As vendas no comércio varejista ampliado - que incluem ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo - registraram alta de 6,5%, segunda elevação consecutiva, depois de subirem 4,9% (dado revisado) no mês anterior (a estimativa anterior era de alta de 3,7%).
As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 11,1% frente a maio - quando a alta foi de 10,6% (dado revisado para cima, contra 8% da leitura inicial). Já as vendas de material de construção no varejo registraram queda de 1,9%, após uma alta de 3,9% em maio (dado revisado).
Das 27 unidades federativas, apenas três apresentaram resultado negativo no comparativo com junho do ano passado: Espírito Santo (-2,5%), Tocantins (-2,2%) e Distrito Federal (-1,3%). Todos os outros estados do País apresentaram crescimento. O Piauí figurou em primeiro lugar, com crescimento de 19,4%. De acordo com a pesquisa, o segundo trimestre também obteve crescimento em relação ao primeiro trimestre do ano, com variação de 5,2%. Em termos comparativos, a variação foi maior do que a do primeiro trimestre do ano passado (3,7%) e menor do que o último (6%).
No acumulado do semestre, o crescimento do volume de vendas no comércio varejista foi de 4,4%, com receita nominal em 9,9%. Apesar do resultado positivo, o crescimento semestral foi o pior de todas as pesquisas realizadas de 2004 até o presente ano. Em relação aos últimos 12 meses, o volume de venda acumulou 6,2%, já o acumulado da receita foi de 12,2%.
Comércio varejista cresce 7,2% em Pernambuco
13/07/2011