A empresa Codistil do Nordeste Ltda (do grupo Dedine) está estudando a implantação de uma unidade industrial no Porto de Suape. A empresa já elaborou um projeto e está aguardando a aprovação do Governo do Estado para liberação de uma área localizada em Suape e que possui 15 hectares. O projeto prevê que a área construída seja de 40 mil metros quadrados. Com a construção da fábrica, devem ser gerados cerca de mil empregos.
“Esta fábrica será voltada para exportação. A nossa previsão é de que os trabalhos de construção deste empreendimento tenham início no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou o gerente geral da Codistil, Luiz Augusto Figueirêdo. Segundo ele, hoje, a empresa possui quatro distribuidoras de álcool para Venezuela e está negociando mais quatro, por isso a necessidade de uma nova fábrica. “Instalados em Suape nós poderíamos atender melhor a demanda”, disse.
Ontem, a Codistil assinou um contrato com o Consórcio TAG - constituído pelas empresas Tomé, Alusa e Galvão - a fim de produzir cerca de 61 tanques para a Refinaria Abreu e Lima. O pacote custará em torno de R$ 15 milhões. De acordo com Figueirêdo, o contrato é um marco para a empresa. “Este é o primeiro contrato deste porte assinado por uma empresa pernambucana”, ressaltou. O negócio foi fechado durante a primeira fase do Encontro de Negócios, realizado pela Petrobras em parceria com a Federação das Indústrias (Fiepe) e o Sebrae em Pernambuco, no último dia 5.
A ideia do encontro é iniciar o processo de inserção das empresas pernambucanas como fornecedoras de bens e serviços nas oportunidades geradas pela implantação da Refinaria. Hoje, no encontro, devem ser realizadas 720 reuniões entre os novos consórcios já contratados pela Petrobras e as mais de 130 empresas pernambucanas cadastradas.
Codistil apresenta projeto ao Governo
13/07/2011