Fototica vai abrir seis novas lojas

Empresa que adquiriu a pernambucana Clock’s vai abrir seis novas lojas no Recife em até 12 meses. Para este ano, previsão de crescimento é de 20%

 

A Fototica, rede que adquiriu a pernambucana Clock’s, pretende abrir seis novas lojas no Recife em até 12 meses. Esse é também o período máximo de sobrevivência da Clock’s como marca, tendo em vista que a Fototica será a bandeira usada depois da transição entre a antiga operação e a estreante no comércio pernambucano. O investimento na aquisição das dez lojas da Clock’s não foi revelado pelo grupo, que prevê aportar entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões nas novas unidades.


A Fototica, que mudou de nome e de marca há três semanas (antes chamava-se Fotoptica) é uma empresa integrante da Pearle Europe B.V., controlada pelo HAL Investments, que registrou em 2008 um faturamento de R$ 160 milhões. Para este ano, a projeção é de um crescimento de 20%. O perfil deve ser diferenciado, com a Fototica tendo como foco públicos de faixas variadas, ofertando preços e marcas viáveis para diversas rendas.


“A gente adquiriu uma empresa muito saudável do ponto de vista financeiro. Foi um ano de conversação para se chegar ao acordo de compra”, comenta o presidente da Fototica, Marcelo Macedo. Como justificativa para comprar a rede já com a previsão de troca de nome, os executivos argumentam que a Clock’s possui atualmente os melhores pontos comerciais da cidade, estando presente nos principais shoppings, além de uma boa carteira de clientes e conhecimento do mercado. Hoje, a Fototica soma 112 unidades, das quais apenas 24 são no formato de franquias, algo que o grupo quer voltar a apostar com nova formatação no próximo ano. A empresa já está presente em mercados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Sergipe.


Embora inicialmente estejam previstas seis lojas para o Recife, os executivos admitem que o Estado, até pelo crescimento econômico que vem apresentando, tem potencial para mais unidades, chegando a atingir um total de 20 unidades. Até 2012, a empresa tem um arrojado plano de expansão, com o objetivo chegar a 500 lojas. Entre os pontos que começam a atrair a atenção dos executivos no Estado estão o Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, e Caruaru, no interior.


Em outubro, a Fototica já estará no mercado com sua marca a partir de uma loja piloto, no Shopping Guararapes, numa espécie de teste com o público pernambucano. A partir de fevereiro, as atuais lojas da Clock’s passam a operar com as duas marcas Clock’s/Fototica para, apenas em um segundo momento, tirar definitivamente a marca Clock’s – que existe no mercado há 32 anos, com a família Margolis a frente dos negócios. Moisés e Evânia Margolis, inclusive, ficam no grupo durante seis meses para a fase de transição.