Evento será realizado no dia 3 de setembro, com a presença do ministro da Saúde, José Temporão. A previsão é que as obras da fábrica de vacinas sejam iniciadas ainda este ano e concluídas em 2011
A pedra fundamental da fábrica de vacinas da multinacional Novartis será lançada no dia 3 de setembro, em Goiana, com um grande evento que deverá contar com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “No País, será a primeira fábrica de vacinas de porte global”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
A previsão é as obras civis sejam iniciadas ainda este ano e seja concluída em 2011. No entanto, a produção comercial da fábrica só deverá ocorrer a partir de 2013, porque a empresa precisa de um período de um ano para fazer a validação das vacinas que serão produzidas localmente.
VERBA
O investimento está estimado entre 400 e 500 milhões de dólares, com previsão de faturamento da empresa em torno de US$ 800 milhões por ano, quando ela estiver operando com a sua capacidade plena. As exportações da fábrica devem ficar em torno de US$ 600 milhões, anualmente e gerar cerca de 500 empregos diretos.
O projeto é importante para consolidar o pólo farmacoquímico que o governo do Estado deseja implantar em Goiana. No local, está sendo implantado uma unidade da empresa Hemobrás, do governo federal, que vai fabricar hemoderivados usados no tratamento de hemofílicos.
Novartis lançará pedra fundamental em Goiana
13/07/2011