Novartis lançará pedra fundamental em Goiana

Evento será realizado no dia 3 de setembro, com a presença do ministro da Saúde, José Temporão. A previsão é que as obras da fábrica de vacinas sejam iniciadas ainda este ano e concluídas em 2011


A pedra fundamental da fábrica de vacinas da multinacional Novartis será lançada no dia 3 de setembro, em Goiana, com um grande evento que deverá contar com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “No País, será a primeira fábrica de vacinas de porte global”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.


A previsão é as obras civis sejam iniciadas ainda este ano e seja concluída em 2011. No entanto, a produção comercial da fábrica só deverá ocorrer a partir de 2013, porque a empresa precisa de um período de um ano para fazer a validação das vacinas que serão produzidas localmente.


VERBA
O investimento está estimado entre 400 e 500 milhões de dólares, com previsão de faturamento da empresa em torno de US$ 800 milhões por ano, quando ela estiver operando com a sua capacidade plena. As exportações da fábrica devem ficar em torno de US$ 600 milhões, anualmente e gerar cerca de 500 empregos diretos.


O projeto é importante para consolidar o pólo farmacoquímico que o governo do Estado deseja implantar em Goiana. No local, está sendo implantado uma unidade da empresa Hemobrás, do governo federal, que vai fabricar hemoderivados usados no tratamento de hemofílicos.