Logística multimodal // Recursos serão aplicados na construção de acessos rodoviários e do centro administrativo, iluminação e sinalização
O governo do estado vai investir cerca de R$ 5 milhões na estruturação da plataforma logística multimodal de Salgueiro, no Sertão, a 523 quilômetros do Recife. A limpeza e o cercamento da área de 300 hectares começam já no próximo mês e a expectativa é a de que as obras físicas da primeira etapa sejam iniciadas em janeiro, com conclusão prevista para junho de 2010. Os recursos serão aplicados em itens como construção de acessos rodoviários e do centro administrativo, pavimentação das primeiras quadras, iluminação e sinalização.
Nesta primeira etapa deverão ser disponibilizados para locação cerca de 100 hectares. De acordo com o plano diretor entregue na terça-feira à Prefeitura de Salgueiro, a plataforma será dividida em três áreas. A primeira será voltada à prestação de serviços - oficinas mecânicas e de lanternagem, lubrificação, combustível, lanchonetes, restaurantes, pousadas. A segunda será reservada para centros de distribuição e operações logísticas, podendo ser ocupada por galpões de redes varejistas e atacadistas. A Júlio Simões Logística já teria manifestado interesse em se instalar no local.
"Com a conclusão da Ponte do Ibó, Salgueiro passou a ser um centro geográfico importante no Nordeste. Isso já pode ser percebido através do aumento do fluxo de caminhões e carretas vindos do Sudeste pela BR-116", justifica o secretário de desenvolvimento econômico, Fernando Bezerra Coelho. Todas as capitais nordestinas, com exceção de São Luís, ficam num raio médio de 600 quilômetros de Salgueiro. Ser um centro distribuidor de carga, portanto, é uma vocação natural do município.
Bezerra Coelho argumenta que, com a chegada da Ferrovia Transnordestina, Salgueiro ganha ainda mais importância, porque passa a oferecer tanto o modal rodoviário quanto o ferroviário. A ferrovia, orçada em R$ 5,4 bilhões, viabilizaria a criação de uma terceira área na plataforma, um distrito agroindustrial.
"A Transnordestina vai trazer milho, soja e sorgo do oeste da Bahia e sul do Piauí, o que propicia a instalação de fábricas de ração na região para atender, por exemplo, aos produtores de peixes do lago de Itaparica e avicultores", destaca o secretário. Segundo Bezerra Coelho, a plataforma tem "boa chance" de se consolidar no curto prazo, principalmente se puder contar com duas grandes âncoras - um parque de tancagem de diesel e um terminal ferroviário de cargas, previsto no projeto da Transnordestina.
O parque de tancagem está sendo negociado pelo governo do estado com a Petrobras. A ideia é descentralizar o armazenamento do diesel que será produzido pela Refinaria Abreu e Lima, deixando em Suape apenas a parte destinada ao transporte de cabotagem. Em Salgueiro, seria estocada a parte a ser distribuída pelo interior via modal rodoviário. O estudo de viabilidade econômica do empreendimento deverá ser apresentado à Petrobras dentro de alguns dias.
Ferrovia - Em relação ao trecho Salgueiro/Suape da Transnordestina, Bezerra Coelho garantiu que o estado já ingressou com todas as ações de desapropriação na Justiça. Faltam a liberação da licença de instalação pelo Ibama e a assinatura do contrato com a Odebrecht. Se tudo correr como o previsto, a ordem de serviço desse terceiro trecho (já foram iniciados Salgueiro/Missão Velha e Salgueiro/Trindade) poderá ser dada pelo presidente Lula, em sua passagem pelo estado nos dias 4 e 5 de setembro.
Plataforma de Salgueiro terá R$ 5 mi
13/07/2011