Faltava pouco menos de uma hora para começar a inauguração do cais 5 do porto interno de Suape, primeiro compromisso da extensa agenda de Lula no estado. Nivaldo José Gomes já estava a postos do lado de fora da tenda montada para receber o presidente. O montador de 43 anos foi um dos responsáveis pela obra, que custou R$ 125 milhões e vai viabilizar a construção do terminal da holding inglesa EDF&Man, destinado ao embarque de açúcar branco refinado.
"Hoje o trabalho é muito mais rápido, as obras são mais avançadas", disse Nivaldo, que está em Suape desde 1982, quando participou da construção do primeiro píer. Nascido e criado no Cabo de Santo Agostinho, ele trabalha agora na montagem da tubulação que vai transportar o petróleo para a Refinaria Abreu e Lima. E torce para que o filho, Tony Ramos, 18, consiga um emprego como soldador. "Minha mãe é fã do ator e escolheu o nome", disse Nivaldo, explicando a homenagem.
O projeto do terminal açucareiro, orçado em US$ 65 milhões, já está em análise na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, disse que o terminal terá capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas por ano. "Já preparamos o estudo de viabilidade, a minuta do edital e protocolamos na Antaq. Normalmente a agência leva 60 dias para responder".
Bezerra Coelho acredita que o edital deve ser lançado em outubro. A expectativa do governo é assinar o contrato até o fim do ano, para que as obras sejam iniciadas em janeiro e o terminal fique pronto a tempo de receber o açúcar da safra 2010/2011, que começará em setembro. Para o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), Renato Cunha, o terminal trará valor agregado à exportação do produto e complentará as operações do terminal do Porto do Recife.
"Será o primeiro terminal de açúcar refinado a granel das Américas", destacou Cunha. Ele explicou que a unidade está sendo concebida para receber o produto refinado a granel e ensacado para o embarque em contêineres. A safra 2009/2010, iniciada este mês, será de 1,7 milhão de toneladas. Desse total, 800 mil irão para fora do país, sendo 400 mil toneladas de açúcar refinado. E 150 mil já seguirão em contêineres. Os principais compradores estão no Leste Europeu e Norte da África.
Fernando Bezerra Coelho lembrou também que o cais 5 também receberá cargas gerais, como os equipamentos da Refinaria Abreu e Lima. O secretário disse ainda que o governo do estado entregou anteontem ao presidente da Bunge um protocolo de intenções em que a empresa se compromete a escoar o óleo e a soja processados no Piauí o Maranhão por Suape.
Suape ganha o cais número 5
13/07/2011