A indústria paulista Unimetal Participações Ltda. instalará sua primeira filial no Nordeste no município de Timbaúba, Zona da Mata do Estado. A empresa vai produzir fios de poliéster a partir do fornecimento de matéria-prima produzida pela Petroquímica Suape. O investimento será de R$ 57 milhões, com a perspectiva de geração de 1.200 empregos, sendo 300 diretos e 900 indiretos, ao final de três anos. Amanhã, o governador Eduardo Campos assinará protocolo de intenções para a sua implantação.
A principal matéria-prima utilizada pela Unimetal será o chip industrial de poliéster, que dará subsídios a uma capacidade de produção de 17 mil toneladas de fios industriais. A planta deverá suprir um déficit de oferta interna do produto no Estado, com a substituição de 40% das importações, em segmento que cresce cerca de 20% ao ano, desde 2005.
Os fios industriais de poliéster são utilizados nas indústrias automobilísticas (na produção de pneus e cintos de segurança), na exploração e produção de petróleo (cordas, cabos para amarração de plataformas), naval (cordas e cabos para estaleiros e amarração de navios), transporte (tecidos para proteção de mercadorias), segurança (cordas, cabos e mangueiras de incêndios) e gráficas (confecção de banners e tecidos plastificados).
Fundada em 1984, em Sorocaba, a Unimetal tem tradição em agregar valor ao coque verde de petróleo. Em Pernambuco, a empresa vai ocupar uma área total de 10 hectares, na BR-408, em um terreno cedido pela Prefeitura de Timbaúba.
PLATAFORMA
Distante até 800 km de qualquer uma das capitais do Nordeste, o município de Salgueiro ganhará uma Plataforma Logística Multimodal, às margens da BRs-232 e 116. Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, a licitação da obra deve sair nos próximos meses e a expectativa é de que a construção decole ainda este ano. Somente a primeira etapa do empreendimento está orçada em mais de R$ 4 milhões
Timbaúba vai ganhar fábrica da Unimetal
13/07/2011