Inteligência Empresarial // Ações em Suape vão ser mapeadas

Um comitê formado por representantes de diversas entidades e instituições de Pernambuco vai mapear as ações desenvolvidas no Complexo Industrial Portuário de Suape com foco nas empresas lá instaladas.


O mapeamento é uma das metas do projeto Territórios de Suape, parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Além dessas entidades, fazem parte do comitê representantes da Fiepe, IEL, Senai, Sesi, Programa Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simmepe). A intenção é promover uma melhor gestão dos serviços das empresas e instituições e também articular capacitações para profissionais da cadeia produtiva do setor metalmecânico, uma das mais demandadas pelos investimentos estruturadores que estão chegando a Suape.

 

A superintendente regional do IEL-PE, Gilane Lima, afirma que as ações previstas no projeto Territórios de Suape estão orçadas inicialmenteem R$ 2 milhões. O projeto é um dos destaques dos 70 anos da Federação das Indústrias de Pernambuco, comemorados no início de julho. Ao completar essas sete décadas de atuação, a entidade tomou para si o desafio de atuar no fortalecimento dos investimentos estruturadores que estão se instalando em Pernambuco, como a Refinaria Abreu, a PetroquímicaSuape e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul.

 

A ideia é internalizar esses investimentos, inserindo pessoas e empresas nas novas cadeias produtivas que estão se formando em Suape e nos cinco municípios em seu entorno (Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Moreno e Jaboatão dos Guararapes). De uma maneira geral, praticamente todos esses investimentos vão precisar de mão de obra qualificada na área metalmecânica.

 

O BID, na verdade, está concedendo US$ 6,5 milhões para financiar inovações nas pequenas e médias empresas de quatro estados - Pernambuco, Espírito Santo, Acre e Goiás. O objetivo do Programa Desenvolvimento Territorial é incentivar o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais, com financiamentos e consultorias para cadeias as produtivas. O dinheiro, mais a contrapartida da CNI, garante assistência técnica, capacitação e adoção de iniciativas inovadoras nos setores de rochas, madeira, automotivo e no complexo industrial de Suape.

 

Itália - Em consonância com a agenda do Território de Suape, o IEL-PE recebe, no dia 15, alunos da Universidade de Ferrara, da Itália. Durante um mês, o grupo vai participar de um intercâmbio em Pernambuco para identificar políticas e ações para o desenvolvimento da região. "O trabalho realizado pelos estudantes vai contribuir para a solidez e eficácia das ações pensadas pelo Sistema Indústria, contribuindo para o desenvolvimento local", destaca Gilane Lima.