Pernambuco avança na transição energética com projeto de e-metanol

Article image

A governadora Raquel Lyra visitou nesta sexta-feira (24) a planta da European Energy em Kassø, na Dinamarca, referência mundial em hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis. O objetivo foi alinhar o projeto que será instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape, com investimento de R$ 2 bilhões.

O empreendimento ocupará 10 hectares, deve gerar 250 empregos diretos e posicionar Pernambuco como fornecedor de combustível limpo para o setor marítimo mundial. A tecnologia aplicada é a mesma utilizada pela frota sustentável da Maersk na Europa.

“Estamos garantindo nosso Estado na liderança da transição energética, com geração de empregos e oportunidades para os pernambucanos”, afirmou Raquel Lyra. O secretário Guilherme Cavalcanti destacou que o projeto vai permitir construir uma fábrica três vezes maior que a da Dinamarca e colocar Pernambuco entre as lideranças do tema no Brasil.

A comitiva também discutiu pesquisa, capacitação profissional e parcerias em inovação com a direção da European Energy. “Produzimos metanol verde a partir de eletrólise e pretendemos aplicar esse projeto em Pernambuco em maior escala”, explicou Alexandre Groszmann, gerente de projetos da empresa.