Fotos: Divulgação
O Governo de Pernambuco cumpriu, na segunda-feira (20), uma série de agendas estratégicas em Pequim, capital da China, com o objetivo de posicionar o Estado como destino prioritário de investimentos chineses no Brasil. A comitiva pernambucana participou de reuniões com o Ministério do Comércio da China (MOFCOM) e com a Câmara de Comércio Chinesa, onde apresentou o potencial logístico, produtivo e energético de Pernambuco.
Na sede do MOFCOM, principal agência do governo chinês responsável pelas políticas de comércio exterior, o Estado foi apresentado como um importante hub logístico para importação e exportação, capaz de abrir novas rotas comerciais entre o Brasil e a China. “Nossas agendas de trabalho em Pequim tiveram o objetivo de promover o comércio entre Pernambuco e a China, por meio da exportação dos nossos produtos e da atração de novos investimentos. Discutimos a criação de uma rota permanente de comércio e apresentamos o potencial do nosso Estado em setores estratégicos. Estamos posicionando Pernambuco no centro do mundo e criando novas conexões para que nosso Estado cresça sem deixar ninguém para trás”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Na Câmara de Comércio da China, a comitiva pernambucana apresentou o Complexo Industrial e Portuário de Suape como principal ativo logístico do Estado. O encontro reforçou o papel de Pernambuco nas relações econômicas entre o Brasil e a China, ampliando a presença internacional do porto no escoamento de produtos agrícolas e industriais.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, as reuniões com empresários chineses renderam perspectivas concretas de novos investimentos. “Tivemos encontros bilaterais com empresas interessadas em investir em Suape, especialmente nos setores de energia renovável, combustíveis do futuro, logística e agronegócio. Foram agendas de trabalho muito produtivas que trarão resultados importantes para Pernambuco”, destacou.
A missão internacional do Governo de Pernambuco segue com compromissos oficiais na China até o dia 22 de outubro. De 23 a 28, a comitiva continua a agenda na Dinamarca, com o objetivo de ampliar parcerias estratégicas e atrair investimentos em inovação, sustentabilidade e infraestrutura.
Participaram das agendas os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além das secretarias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).