Porto do Recife abre temporada de cruzeiros 2025/2026 e fortalece turismo e economia em Pernambuco

Article image

O Governo de Pernambuco está garantindo um ciclo de movimentação turística e fortalecimento da economia local

Na próxima segunda-feira, 6 de outubro, o Porto do Recife vai abrir oficialmente a temporada de cruzeiros 2025/2026 em Pernambuco. A chegada do navio Scenic Eclipse, proveniente de Mindelo, Cabo Verde, vai marcar o início do ciclo, fortalecendo o fluxo turístico e movimentando a economia local. O transatlântico fará sua primeira parada em solo brasileiro na capital pernambucana, com previsão de atracação às 7h30 e saída às 23h.

A temporada 2025/2026 prevê a chegada de cerca de 20 navios ao Porto do Recife, gerando impacto econômico em setores como comércio, gastronomia, transporte, artesanato e serviços, além de oportunidades de emprego e renda para a população local. O ciclo deve se encerrar em abril de 2026 e a expectativa é de superar os 26 mil passageiros da temporada anterior. “O início da temporada de cruzeiros representa mais do que a chegada de turistas, é uma oportunidade concreta de fortalecer a economia e dar visibilidade ao Estado. O Porto do Recife é estratégico, com infraestrutura moderna e localização privilegiada no coração da cidade”, destacou Paulo Nery, presidente do Porto do Recife.

Com 80 passageiros a bordo e 180 tripulantes, o Scenic Eclipse oferece uma experiência exclusiva de alto padrão, com suítes que chegam a 345 m², além de disponibilizar serviços de primeira classe, reforçando o posicionamento de Pernambuco como um destino atrativo no cenário internacional de cruzeiros de luxo. Após a passagem por Recife, o cruzeiro segue para Salvador, conectando o Recife a importantes rotas globais de turismo marítimo.

“Com a chegada da temporada dos cruzeiros marítimos, nosso estado recebe mais turistas para conhecerem nossas belezas naturais e históricas, a cultura e a diversificada gastronomia. É um período que favorece o desenvolvimento econômico do Estado. Afinal, Pernambuco é naturalmente incrível”, disse o secretário de Turismo e Lazer, disse o secretário Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

A temporada vai reunir o trabalho de secretarias e órgãos estaduais garantindo conforto e segurança aos visitantes. Estão envolvidas as secretarias de Turismo e Lazer, com a participação da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); de Defesa Social, com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur); e a de Desenvolvimento Econômico. Além disso, estarão trabalhando a CTTU e a Guarda Municipal.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a ação integrada do Governo é fundamental para potencializar os efeitos positivos da temporada. “Cada navio que atraca em Recife significa novos negócios, mais empregos e oportunidades para empreendedores locais. Ao unir turismo, segurança e desenvolvimento econômico, o Governo de Pernambuco garante que o turismo náutico se torne um vetor de crescimento sustentável para o Estado”, registrou o gestor.

Após o Scenic Eclipse, o próximo navio previsto para Recife será o Costa Favolosa, em 18 de novembro, seguido pelo Viking Jupiter e Costa Fascinosa, que chegam juntos em 21 de novembro. A temporada deve se encerrar em 9 de abril de 2026, com a vinda do Seabourn Venture.