SDEC promove palestra sobre saúde mental no Setembro Amarelo

Article image

Foto: Andrey Lucas

 

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) promoveu, nesta quinta-feira (25), uma palestra voltada à conscientização e ao cuidado com a saúde mental. O encontro aconteceu no auditório da secretaria e contou com a participação de servidores e convidados.

A palestra foi conduzida pela psicóloga Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo, especialista em saúde mental e coordenadora do Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. A convidada destacou que falar sobre saúde mental vai além da prevenção ao suicídio:

“É a importância de falar em saúde mental, muito mais do que a prevenção ao suicídio. Porque esse cuidado é com o todo. É muito fácil falar sobre saúde física e esquecer que corpo e mente estão interligados. Se não cuidamos da saúde mental, vamos começar a apresentar sinais e sintomas de adoecimento, como depressão e ansiedade, que hoje estão entre as maiores causas de sofrimento no Brasil”, explicou.

Durante a apresentação, a psicóloga ressaltou formas práticas de autocuidado, como aprender a estar presente, identificar necessidades reais, evitar a chamada “ortorexia psicológica” (a obsessão por ser produtivo e perfeito), além de priorizar mudanças, praticar gratidão e cultivar o ato de falar e escutar com sensibilidade.

A importância da escuta também foi enfatizada pela ouvidora da SDEC, Elaine Moura, que relacionou o trabalho da ouvidoria à atenção às questões emocionais dos cidadãos:

“A escuta ativa é essencial, para identificar quem procura ajuda e oferecer um acolhimento sensível. A ouvidoria não existe apenas para denúncias ou demandas administrativas, mas também para esse olhar humano voltado ao cidadão”, destacou.

Os dados apresentados reforçam a urgência do tema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo. No Brasil, o país figura entre os que têm maior número de casos de depressão e ansiedade nas Américas.

O evento marcou um momento de reflexão e reforçou o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a valorização da saúde mental, dentro e fora do ambiente de trabalho. A palestra contou com a participação do secretário executivo de Gestão, Marcelo Loyo Filho.