Raquel Lyra visita Ecoparque Orizon e destaca o biometano como vetor estratégico para a segurança energética de Pernambuco

Article image

Foto: Andrey Lucas

 

Nesta quarta-feira (17), a governadora Raquel Lyra visitou o Ecoparque Orizon, localizado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para acompanhar o avanço do projeto de produção e fornecimento de biometano. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a empresa privada Orizon e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), representa um marco para a transição energética de Pernambuco e para a agenda de descarbonização do Estado.

“Nós estamos vivendo, no mundo todo, um processo necessário de transição energética e aqui temos um belíssimo exemplo disso. Agora, com esse projeto que está em construção, será possível fechar um ciclo produtivo: indústrias e clientes da Copergás poderão receber esse produto e descarbonizar a sua produção. Isso está totalmente alinhado com o que defendemos na nova economia, não é só discurso, precisa acontecer agora”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Ecoparque Orizon conta com a implantação de um gasoduto de 9 km, que já teve sua etapa física concluída. O contrato prevê até 180 dias de testes, e o volume inicialmente contratado, de 60 mil m³/dia, foi ampliado para até 130 mil m³/dia, reforçando a capacidade do projeto, segundo o diretor de relações institucionais da Orizon, Percy Soares.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou a importância do projeto para o fortalecimento dos arranjos produtivos e das indústrias locais. “Estamos dando um passo concreto e firme na transição energética. A produção de biometano no Ecoparque da Orizon é o maior sinal do compromisso de Pernambuco com essa frente”, afirmou o secretário.