
Em agenda em Petrolina, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, reafirmou o compromisso do Estado com empresários e trabalhadores do Vale do São Francisco diante da preocupação com a sobretaxa “tarifaço” anunciada pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O secretário visitou uma moderna packing house especializada no beneficiamento e exportação de mangas, instalada na região responsável por 90% da produção nacional da fruta. Considerada estratégica para o agronegócio pernambucano, a operação movimenta a economia local e gera milhares de empregos diretos e indiretos.
Guilherme ressaltou que a pasta vem analisando as medidas publicadas pelo Governo Federal e entende que houve um pequeno avanço, mas que ainda há ações a serem tomadas para aliviar ainda mais os produtores locais. “A secretaria segue confiando na saída diplomática e defendendo a inclusão da manga, da uva e do açúcar na lista de exceções do tarifaço. Ao mesmo tempo, mantém diálogo constante com o Governo Federal para que sejam ampliadas as linhas de apoio e financiamento voltadas aos produtores”, afirmou.
O secretário conversou com produtores, exportadores e conheceu de perto as estruturas que sustentam a operação. Ele acompanhou uma remessa sendo finalizada para a Europa e destacou que, já na próxima semana, começa a colheita e embalagem da fruta destinada aos Estados Unidos. “Estamos reforçando junto ao Governo Federal e também ao governo americano a importância de proteger nossos produtores”, completou.