Estudantes da Itália avaliam Porto de Suape

O Complexo de Suape servirá de laboratório para 24 alunos de mestrado em Desenvolvimento Territorial da universidade italiana de Ferrara, que durante 30 dias concluirão a parte prática do curso. Amanhã, os alunos fazem a primeira visita de campo no porto. No dia 13 de outubro eles entregarão o resultado dos estudos, sugerindo ações que poderão ser utilizadas pelo governo e por instituições que trabalham para consolidar o desenvolvimento territorial de Suape.


Um dos projetos que poderá ser alimentado pelas contribuições dos alunos da Universidade de Ferrara é Programa de Desenvolvimento Territorial com foco em coletivos empresariais, que em Pernambuco reúne o Sistema Fiepe (Fiepe, IEL, Senai e Sesi), BID e CNI, liderado localmente pelo IEL. O programa tem um caixa de R$ 2 milhões para investir num período de quatro anos.


“Queremos instituir um processo de governança, além de investir em qualificação empresarial”, explica a superintendente do IEL em Pernambuco, Gilane Lima, lembrando que uma das propostas da entidade é promover a integração entre a universidade e a empresa. Ao lado da Calábria (Itália), Córdoba (Espanha) e Ferrara, Pernambuco foi uma das quatro regiões a serem escolhidas para receber os alunos do mestrado EcoPolis Internacional que, há 8 anos realiza a parte prática do curso fora dos muros do câmpus universitário.