
Seguindo no ciclo de prosperidade, Pernambuco voltou a crescer em 2024. De acordo com dados divulgados pela Agência Condepe/Fiden, o estado cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2024, quando comparado com o mesmo período de 2023. De acordo com os levantamentos, no ano, o estado acumula alta de 4,7%, maior que a média nacional. Os setores que mais impulsionaram a nova onda de crescimento do estado foram agropecuária (11,4%), indústria (5,3%) e serviços (3,2%). Com este dado, Pernambuco tem a expectativa de fechar 2024 com o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos.
No primeiro trimestre, o estado já havia crescido 3,3% e no segundo trimestre 4,4%. De acordo com o secretário-executivo de atração de investimentos da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maurício Laranjeira, existe uma tendência forte de crescimento ainda para esse ano devido a forte redução do desemprego que o estado vem alcançando sobre a liderança da governadora Raquel Lyra. Por três meses consecutivos, o estado é líder na geração de emprego na região Nordeste, chegando a configurar a terceira colocação nacional no último levantamento.
"A gente tem também números muito interessantes sobre o setor de serviços aqui do nosso Estado que cresceu 4,3% no mês de outubro, maior crescimento do Nordeste. O setor de serviços tem uma participação muito forte. Ou seja, a gente tem uma tendência muito interessante de crescimento de 2024 como um todo. A gente deve provavelmente também - tendo como base como os incentivos e os investimentos públicos e privados que o estado está conseguindo tocar, atrair - conseguir níveis recordes como em 2012", ressaltou.