COMEX

Encontro de Comércio Exterior é realizado em Pernambuco

Article image

COMEX foi organizado pelo governo do Estado e atraiu players privados

A primeira edição do Encontro Comex, evento de integração dos agentes públicos e privados de comércio exterior, teve grande quórum de representantes do governo de Pernambuco e integrantes de destacadas empresas de trading, agente de carga, de gestão portuária, consultores e associações de entidades. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec), em parceria com a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, e aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, nesta quinta (22).

O secretário-executivo de Atração de Investimentos de Pernambuco, Maurício Laranjeira, fez a abertura do evento, chamando as empresas vinculadas da Sdec para uma apresentação sobre o que o Estado tem de serviços e infraestrutura para as atividades do comércio exterior. O diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira, mostrou os dados do porto, que tem maior hub de veículos do Norte/Nordeste, com operações de exportação, importação e transbordo. Já o diretor de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Pedro Neves, explicou como funciona o Programa Exporta PE, que tem por objetivo promover a inserção das empresas pernambucanas no mercado externo, acompanhando por meio de consultoria negociações e procedimentos para efetivar exportações, avaliando os resultados.

O coordenador de Operações do Porto do Recife, Edson Bartolomeu, exibiu os números de movimentação de cargas, com destaque para a exportação de açúcar. Já a secretária-executiva de Ralações Internacionais de Pernambuco, Rayane Aguiar, apresentou os objetivos e escopo de atividades da pasta e fez um balanço das ações de relações internacionais do primeiro ano de governo. O evento reuniu representantes dos consulados da Suíça, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Reino Unido, Argentina e Costa do Marfim.

Maurício Laranjeira revelou que a intenção da Sdec é promover esse evento a cada quadrimestre. Esse primeiro encontro foi de grande importância para aproximar os players privados de comércio exterior. “Independente do porte da empresa, o que importa é o governo e o setor privados andarem juntos para desenvolverem a economia do Estado, gerando empregos e diminuindo as desigualdades sociais”, destacou o secretário executivo.