O encontro trouxe painéis com os temas Descarbonização e Marco Regulatório na Indústria Automotiva

O Fórum Nordeste 2023, realizado nesta segunda (4), no Mirante do Paço, bairro do Recife, contou com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sua vinculada Copergás. Governadora Raquel Lyra falou na abertura do evento sobre a importância de se investir cada vez mais em fontes de energias limpas. “ Transição energética é a pauta da economia do mundo. Já temos experimentos em empresas públicas como Compesa e Copergás; e privadas como Baterias Moura, além de novas tecnologias sustentáveis em Fernando de Noronha com energias limpas”, destacou a governadora.
O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro, além do prefeito do Recife João Campos e outros parlamentares participaram do evento que foi capitaneado por Eduardo Queiroz Monteiro do Grupo Folha de Pernambuco e Renato Cunha presidente do Sindaçúcar. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Guilherme Cavalcanti marcou presença no encontro junto aos seus executivos da pasta Marcelo Loyo Filho e Maurício Laranjeiras. O presidente da Copergás Felipe Valença participou da mesa de debates junto ao diretor executivo de Negócios Liberalizados da Neoenergia Hugo Nunes.
“Este foi um evento de grande conteúdo técnico e político regional. Devemos celebrar a liderança de Pernambuco no tema biocombustíveis e saber que temos uma base sólida para projetar novas estratégias de transição energética a partir do que já temos em Pernambuco”, observa Guilherme Cavalcanti. Já o presidente da Copergás Felipe Valença, destacou a importância do gás natural como energia limpa. “Precisamos investir mais na malha de distribuição de gás em Pernambuco em que podemos vislumbrar um fornecimento que contemple regiões importantes e estratégicas como o polo gesseiro de Araripina”, ressalta Valença.
Entre os temas dos painéis apresentados no Fórum estavam Transição Energética, Descarbonização e o Papel dos Biocombustíveis; Industrialização, Liberalização de mercado e fontes renováveis de geração: tendências para o setor elétrico brasileiro; Marco Regulatório na Indústria Automotiva; e Plano de Transformação Ecológica para lidar com a Crise Climática.
fotos: Andrey Lucas
Texto: Bárbara Travassos
![]() Guilherme Cavalcanti, Marcelo Loyo e Mauricio Laranjeiras |
![]() Arthur Lira defende Nordeste como Polo Industrial |
|
|
![]() Felipe Valença da Copergás falou sobre a importância do gás natural |



