PETROLINA – Na lista dos melhores vinhos do Brasil – escolhidos em criteriosa avaliação de especialistas de várias partes do mundo, durante concurso internacional realizado em Petrolina, no Sertão do Estado, nesta semana - o Vale do São Francisco marcou presença, tendo alguns vinhos premiados.
“Estamos felizes com o resultado, claro. Deve-se destacar, principalmente, que a realização deste concurso em Petrolina simboliza um novo marco para os produtores de vinho aqui na região, lançando definitivamente o nome do Vale do São Francisco para o mercado mundial. Agora, fazemos parte dessa rota do vinho", destacou o superintendente de Turismo de Petrolina, Nivaldo Carvalho.
O Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil teve sua sexta edição realizada durante três dias em Petrolina. Jornalistas especializados e enólogos de várias partes do mundo (Inglaterra, Japão, França, Alemanha, Estados Unidos) avaliaram 160 amostras de vinhos produzidos no Brasil, dentre eles, os representantes do Vale do São Francisco. Idealizado pela belga Vinopress e organizado nacionalmente pela Vinho Magazine, o evento avaliou rigorosamente espumantes, tintos, brancos e rosados, secos e doces, além dos destilados.
“Serve como valorização e aperfeiçoamento do vinho nacional. Sem dúvida que também é uma boa ferramenta de marketing para as vinícolas. A medalha agrega valor ao produto e serve como referência para o consumidor. Vale ressaltar que o processo de avaliação foi criterioso, feito com degustações às cegas”, enfatizou o editor da Vinho Magazine, Eduardo Viotti.
O Miolo Cuvée Giuseppe 2005 levou medalha de ouro. Nas representações de prata, destaque para o Espumante Asti Botticelli (Vinícola do Vale do São Francisco), Rio Sol Reserva 2007 (Vini Brasil), Rio Sol Winemakers Touriga Nacional 2008 (Vini Brasil) e Coleção Moscatel Seco (Botticelli).
Para Charles Pelicioli, enólogo da Vinibrasil, em Lagoa Grande, a participação dos vinhos produzidos no Vale do São Francisco no concurso mundial foi mais um passo para consolidar ainda mais a vitivinicultura local. “Mostra que estamos no caminho certo, aliando os recursos naturais de que dispomos com pesquisas e alta tecnologia”, pontuou.
Para chegar aos resultados, os jurados avaliaram características como qualidades visuais, olfativas e degustativas, originalidade e tipicidade dos vinhos. Na categoria Gran Ouro, foram premiados Vivere Vinho Fino Branco Espumante (Vinícola Goes e Venturini), Núbio Cabernet Sauvignon 2005 (Sanjo - São Joaquim) e Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut 2002 (Casa Valduga e Vinhos Finos). A próxima edição do concurso acontecerá na Itália.
“Não temos a menor dúvida de que os nossos vinhos produzidos no Vale do São Francisco estarão ocupando, cada vez mais, as mesas de todo o mundo”, afirmou o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.
Vinhos do São Francisco ganham prêmios
13/07/2011