Com 20 anos de expertise no setor, Marcio Guiot é o novo diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado no município de Ipojuca, no Grande Recife. A nomeação de Guiot - indicado pelo Governo de Pernambuco para comandar a estatal portuária - foi confirmada, na manhã desta quarta-feira (2/2), na segunda reunião ordinária do Conselho de Administração de Suape (Consad) em 2023, em cumprimento à norma regimental da empresa.

O executivo substitui o engenheiro Francisco Martins, que estava à frente do complexo desde novembro de 2022. O Consad é formado por 8 pessoas, tendo o arquiteto Marcos Baptista como presidente.
A indicação de Guiot pelo governo estadual foi anunciada na segunda-feira (30) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti. 
Perfil
Com 47 anos e natural do Rio de Janeiro, Guiot tem larga experiência no setor portuário, um dos mais importantes para desenvolvimento econômico local, regional e nacional.
Ele acumula passagens em cargos de liderança por várias companhias do segmento, além de ter atuado como consultor em diversos projetos. Foi diretor da Brasil Terminal Portuário (Porto de Santos), Porto de Itapoá (Santa Catarina) e Libra Terminais Santos (também em Santos) e superintendente da Ceará Terminal Operator (CTO), no Complexo de Pecém (São Gonçalo do Amarante).
Formado em Ciências Náuticas pela Academia de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, o novo diretor-presidente de Suape tem MBA pela Fundação Dom Cabral, especialização em ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP) e cursos de desenvolvimento executivo no Brasil e no exterior.

 
             
                     
                 
                 
                