O espaço já está comercializando roupas e acessórios com a identidade cultural dos artistas pernambucanos

Pernambuco agora tem uma loja de comercialização coletiva de moda com DNA regional. O espaço foi aberto ao público nesta terça-feira (20/7) e está localizado ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco, Armazém 11, no Marco Zero do Recife. O endereço vem se transformando num importante ponto movimentador para a economia criativa do Estado. A iniciativa é coordenada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), por intermédio da sua Diretoria de Promoção da Economia Criativa.
A escolha dos expositores foi realizada por meio de edital público e também com uma curadoria prévia. Foi montado um time completo de curadores e os inscritos realizaram a entrega de um conjunto de peças para a análise. “É um espaço bem localizado, climatizado e pensado especialmente para enaltecer os trabalhos desses artistas. Vamos dar uma oportunidade para esses pequenos empreendedores aparecerem o ano todo, comercializarem seus produtos da melhor forma e ganharem visibilidade se tornando conhecidos para diversos públicos. É lá que esse artista pode firmar ainda mais sua marca e vender sozinho, em um local próprio futuramente”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu e Lima.
O espaço conta com 670m² e funcionará em formato de loja colaborativa, com nichos individuais para cada vendedor. “A Mape proporcionará às marcas e criativos que produzem moda autoral em Pernambuco a divulgação e comercialização de seus produtos, que são criados e produzidos com a utilização de saberes e recursos locais” explica a diretora de Promoção da Economia Criativa, Márcia Souto.
Um novo polo da moda - além da comercialização das peças, acontecerá a realização de encontros, de rodas de conversa, lançamentos, exposições e troca de experiências, com objetivo de aprimorar conhecimentos e despertar nos profissionais e estudantes de moda o desejo de empreender e a conscientização da importância do design e originalidade. Reservado com esse intuito, o mezanino da loja ainda conta com um estúdio de fotografia, e poderá ser utilizado para que as marcas possam gerar conteúdo para divulgação de seus produtos. “Hoje, o consumidor de moda quer fugir de uma estética padronizada, e a moda autoral prioriza experimentações quanto a formas, materiais e texturas, oferecendo um produto diferenciado e autêntico. Além, é claro, da propagação da nossa cultura e principalmente na geração de novos empregos e renda”, completa a coordenadora da Loja de Moda Autoral de Pernambuco, Tatiana Henry. A loja segue todos os protocolos de segurança definidos pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid do Governo de Pernambuco.
Para maiores informações, os interessados podem contatar a equipe da loja Mape por meio do telefone (81) 3181-3450 ou pelo e-mail mape@modaautoral.pe.gov.br.
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 18h
Sábado e domingo, das 9h às 17h