Governo de Pernambuco firma parceria com a companhia para capacitar micro e pequenas empresas para vender no seu marketplace

O Governo de Pernambuco e a Amazon vão viabilizar uma oportunidade que promete colocar micro e pequenas empresas de Pernambuco em outro patamar. O Estado e a Companhia firmaram parceria para capacitar e garantir suporte técnico no processo de acesso ao mercado de vendas online. A ideia é que, no fim do treinamento, os empreendedores pernambucanos tenham a certificação para vender no Amazon Marketplace, um ambiente de e-commerce que permite que empresas terceiras ofereçam produtos nos canais de vendas oficiais da Amazon. O Memorando foi firmado nesta quarta-feira (2) em reunião virtual com o governador Paulo Câmara.
A interlocução para a parceria é fruto de ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, a secretária executiva Ana Paula Vilaça e o presidente da AD Diper, Roberto Abreu, participaram do encontro. Ficará a cargo do Governo de Pernambuco selecionar as empresas e inserir os conceitos do mercado digital, em especial à atuação em marketplaces. Já a Amazon promoverá todo o treinamento e capacitação para ajudar a digitalizar os negócios a partir da plataforma Amazon, um ambiente digital que inclui novos canais de vendas, marketing, logística e gestão.
“Uma base importante da geração de emprego e renda nas cidades pernambucanas está diretamente conectada às micro e pequenas empresas. Boa parte, inclusive, tem uma estrutura organizada e qualidade do produto, mas tem dificuldade com o digital. São ações desse tipo, de conectar o pequeno empresário ao mercado, que fazem toda a diferença para turbinar os negócios, principalmente quando se fala de marketplace com a força das vendas online da Amazon”, destacou Geraldo Julio.
A intenção é conectar esses negócios à estrutura online da Amazon para vender de forma simples e com taxas diferenciadas, divulgando melhor seus produtos nas redes sociais. Os cursos acontecerão em formato de webinars e serão divididos em dois módulos. O primeiro abordará, de forma prática, como vender na Amazon. Será uma série de aulas personalizadas para audiências e setores. O treinamento prático abrange questões como abrir uma conta na plataforma; informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Os treinamentos serão on-line, sendo realizados ao vivo e também gravados e terá uma sessão de dúvidas por meio dos canais de comunicação da empresa.
Já o segundo módulo de treinamentos apontará como acelerar suas vendas na Amazon. Também será em formato de webinars personalizados para o público. O treinamento prático alcançará os seguintes tópicos: opções de logística; como ganhar visibilidade (anúncios e publicidade); como conquistar o consumidor, além de ensinar como criar relatórios e organizar as finanças.
“Sabemos que micro e pequenas empresas têm mais dificuldade para digitalizar suas operações, principalmente neste momento delicado da pandemia do coronavírus. Nossa meta é ajudar ao máximo as empresas que tem dificuldade de entrar para o digital. Marketplaces, como o do Amazon, são um caminho mais estruturado para as empresas que precisam começar a vender online. Eles oferecem um fluxo constante de clientes e ajudam os pequenos a organizar pagamentos e logística”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu e Lima.
A Amazon iniciou suas operações no Brasil em 2012. Suas atividades se intensificaram a partir de 2017 no país. A empresa já investiu mais de 3,3 bilhões e possui oito Centros de Distribuição no Brasil, sendo um em Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, a Amazon possui mais de 15 mil empresas cadastradas em sua plataforma.