Inscrições abertas em curso gratuito para caminhoneiros autônomos oferecido pelo Porto de Suape

Article image

São 400 vagas EAD para o curso de direção econômica e gestão de custos no transporte de cargas. CNTA e Fenop apoiam a iniciativa

 Suape 30.12

 

Mais do que dirigir um veículo de transporte de cargas, um caminhoneiro dirige uma empresa. É sob essa perspectiva que o Porto de Suape oferece aos caminhoneiros autônomos de Pernambuco capacitação gratuita sobre Direção Econômica e Gestão de Custos no Transporte de Cargas, a partir de 25 de janeiro. O curso, pioneiro no país, será realizado, à distância, pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), que já disponibiliza inscrições para 400 vagas no seu site: www.fabet.com.br/eadsuape. O programa tem apoio da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop). O investimento é de R$73 mil.

O objetivo do programa é dar subsídios aos caminhoneiros para que aperfeiçoem o transporte autônomo de cargas, a partir da aquisição de novas habilidades técnicas e gerenciais para conduzirem o veículo e o negócio que exercem de forma segura e econômica. O curso é dividido em dois módulos, com carga horária de 24 horas/aula, sendo 20h de teorias e 4h de videoaulas práticas.

O primeiro é o de Segurança Veicular e Gestão de Custos, no qual os motoristas vão aprender sobre a sustentabilidade financeira do pequeno negócio. No segundo módulo, que aborda prática em videoaulas, serão aplicados conceitos sobre direção segura econômica e tecnologias embarcadas. Os alunos participarão de fórum de discussão e poderão tirar dúvidas entre si e junto a professores especializados. As aulas podem ser assistidas a qualquer momento.  Ao final do curso, será realizada uma avaliação e emitido certificado digital para os participantes que tenham, no mínimo, 70% de aproveitamento.

“Queremos dar suporte e ajudar no desenvolvimento do negócio dos pequenos empreendedores do transporte de cargas. São profissionais de extrema importância para a economia, não só de Pernambuco, mas de todo país. Eles têm papel fundamental na movimentação de cargas e, consequentemente, nos resultados obtidos pelo Porto de Suape”, afirma Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

Segundo a CNTA, o Brasil possui cerca de 800 mil caminhoneiros autônomos, sendo uma categoria que tem importante participação no PIB nacional, já que 60% de todas as cargas transportadas no país utilizam o modal rodoviário. “O aprimoramento profissional do caminhoneiro autônomo tem sido uma demanda fundamental para tornar a categoria competitiva no mercado atual. Como entidade representativa, acreditamos que iniciativas como essa, beneficiam a cadeia de transporte como um todo. Um caminhoneiro preparado reflete em um processo logístico de qualidade”, destaca o presidente da CNTA, Diumar Bueno.

“Esse treinamento apoiado pelo Porto de Suape é umas das mais importantes inciativas para dar a oportunidade do desenvolvimento técnico e comportamental ao caminhoneiro autônomo e prepará-lo para os desafios frente ao mercado de transporte. Administrar o caminhão como uma empresa, conduzir com segurança e economia, entender das tecnologias embarcadas, aplicando-as corretamente e encantar o cliente atendido são premissas para o sucesso do negócio. A Fabet se sente honrada em atender esse público que tem uma importância notória no desenvolvimento do Brasil, a partir da atividade do transporte”, afirma Salete Marisa Argenton, gerente da Fabet.

“A capacitação é fundamental para todos os envolvidos direta ou indiretamente com as operações portuárias. Por isso, a Fenop está trabalhando pelo Sistema S Portuário e também apoiando as iniciativas para capacitações dos profissionais que atuam nas atividades correlatas. Parabéns ao Porto de Suape e à CNTA”, comenta Sérgio Aquino, presidente da Fenop.

 

SERVIÇO:

CURSO EAD – DIREÇÃO ECONÔMICA E GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE DE CARGAS PARA AUTÔNOMOS

Link para inscrição: www.fabet.com.br/eadsuape

INÍCIO DO CURSO: 25/01/2021

CARGA HORÁRIA: 24 horas/aula