Resultado do Caged, divulgado pelo Ministério da Economia, destaca o quinto mês consecutivo de saldo positivo na geração de vagas no Estado
Pernambuco foi o terceiro Estado do Nordeste que mais gerou empregos no último mês de novembro. No período, foram criadas 13.754 vagas com carteira assinada. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (23), que apontam ainda que este é o quinto mês consecutivo que o Estado registra saldo positivo de vagas.
Os números foram analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) e comprovam que as medidas do Governo para manter ativa a atividade industrial durante a pandemia e o planejamento da retomada segura e gradual das atividades econômicas foram determinantes para o comportamento do emprego no Estado.
Para se ter uma ideia, Pernambuco gerou 16.164 vagas de emprego no acumulado dos últimos três meses (setembro/outubro/novembro) no setor de Serviços, assumindo a liderança no Nordeste. Ainda na análise do trimestre, o Estado possui um saldo positivo de 48.856 vagas passando a ocupar a primeira posição do Nordeste e a sexta do Brasil. Se levar em consideração os últimos cinco meses, o saldo acumulado é de 66.667 vagas de emprego, mantendo Pernambuco na primeira posição do Nordeste e na sexta do País.
Com relação aos setores que mais estão empregando no Estado, no mês de novembro, em comparação com o mês de outubro, os dados do Caged mostram que o setor de Serviços foi o que mais gerou oportunidades, com saldo positivo de 7.227 vagas. Neste caso, a maior demanda veio do subsetor de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas.
Ainda na análise do mês, o setor de Comércio ocupa a segunda colocação entre os que mais geraram empregos, com a criação de 5.908 oportunidades. O terceiro setor com melhor resultado foi o da Indústria, com geração de 1.678 empregos.