Site do Ecossistema.PE entra no ar para turbinar o potencial de negócios no Estado

Article image

Lançada em parceria da AD Diper e do Porto Digital, plataforma disponibiliza um panorama dinâmico e atualizado dos agentes de inovação

fe13aeee fb85 4c94 9e6a 9541e7f358d9

 

O ambiente colaborativo do Ecossistema.PE, programa que mapeia e une os atores de inovação do Estado na busca por novas oportunidades de negócios, agora ganha o mundo virtual. Será lançado nesta quarta-feira (18) o site do Ecossistema.PE, uma plataforma aberta, orgânica e atualizada do que se produz em Pernambuco em termos de inovação. O portal passa, portanto, a ser porta de entrada para que as empresas ligadas à indústria, serviços, comércio e outras áreas tradicionais da economia tenham um acesso descomplicado e direto às soluções criadas por empresas de tecnologia e startups de Pernambuco e poderem criar conexões para melhorar a competitividade e alavancar os seus negócios.

Até o momento, o site Ecossistema.PE já reúne informações de 235 startups/empresas de tecnologia; 37 centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento; 3 aceleradoras; 9 incubadoras; 11 coworking; 9 maker spaces; 10 investidores/venture capital; 6 corporate ventures; 25 empresas juniores; governo e agentes de fomento.

O projeto é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Porto Digital e a Softex Recife. A comunidade de startups Manguez.al, Sebrae-PE, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro PE/PB), UFPE, Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope) também são apoiadores.

“Tem sido uma ação intensa do nosso trabalho a de buscar formas de entender o ambiente de negócios de todos os setores produtivos e criar mais oportunidades para eles, seja destravando processos ou ampliando os canais, apresentando os agentes e criando conexões para o mercado de cada segmento. O Ecossistema.PE é um dos casos em que a produtividade já é alta e o nosso trabalho chega para turbinar as possibilidades de negócios. A primeira etapa foi um ganho para que se conhecesse de forma clara tudo que se produz por aqui de inovação e, agora, o site vai ser a vitrine para empresas do mundo todo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach.

A plataforma surgiu a partir de uma iniciativa do Programa Desenvolve.AI! com o objetivo de criar um banco de dados com as empresas de tecnologia, centros e grupos de pesquisa, incubadoras, aceleradoras; entre outros. Dessa forma, será possível conectar esses solucionadores com potenciais clientes nas empresas participantes do programa, e com interessados na digitalização dos seus negócios, dentro e fora do estado.

No ambiente, o usuário também encontrará informações sobre chamadas e oportunidades voltadas a inovação como os ciclos do programa Desenvolve.AI – que promove chamadas para solucionadores e centros de pesquisa a partir dos desafios lançados pelas indústrias instaladas em Pernambuco, além de outros programas de inovação aberta e matchmaking ofertados pelos parceiros, sendo este o principal diretório do que existe e acontece dentro do cenário de inovação em Pernambuco.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, a Agência vem apostando em inovação e tecnologia como mola propulsora de desenvolvimento para a economia pernambucana. “O programa Desenvolve.AI, que é o grande guarda-chuva desta ação, tem uma proposta de atuação única, levando para grandes empresas um time de especialistas que buscarão soluções tecnológicas e mudanças positivas para processos internos de cada corporação. Esse programa oportunizou a criação desse banco de dados tecnológico apresentando todo o potencial de Pernambuco para geração, investimento e digitalização de negócios”, garante.

O diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, explica que a plataforma contribui para a resolução de problemas relevantes dos segmentos econômicos que compõem o PIB de Pernambuco. “O mapeamento do ecossistema e soluções é uma etapa crucial para o sucesso do Desenvolve.AI. Sabendo da necessidade dessas empresas e tendo acesso direto às soluções disponíveis, ou em fase de desenvolvimento, aumentamos muito a chance de resolvermos problemas recorrentes no estado", ressalta.

Vale ressaltar que o Programa Desenvolve.AI! é um projeto de inovação aberta da Ad Diper (Agência de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco) em parceria com o Porto Digital que possui o propósito de apoiar indústrias que possuam, conforme Lei Estadual 15.063/2013 (“InovarPE”), a obrigação de realizar investimentos na área de inovação. Esse programa proporciona uma plataforma para a conexão entre as indústrias participantes deste programa e o ecossistema de inovação de Pernambuco.

"O Ecossistema.PE é o ponto de partida para participação em programas de inovação aberta e matchmaking, assim como outras ações ofertadas pelos principais atores do polo. Afinal, além de ser uma ferramenta para o próprio ecossistema, também é um portfólio do que nós, como cluster global de tecnologia, podemos oferecer”, explica o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.