Shopping Centers voltam a receber clientes em 99 cidades do Estado

Article image

Governo do Estado publicou os protocolos de segurança para operação do segmento a partir desta segunda-feira (22). Veja as regras

 shopping plano

O Governo de Pernambuco avança nesta segunda-feira (22/6) para a etapa 4 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, que prevê a reabertura gradual da economia. O bloco de atividades contempla o retorno da operação do shopping centers, que voltam a receber clientes depois de um período atuando exclusivamente por meio de delivery e coleta. Os locais precisarão respeitar protocolos específicos nessa nova fase de funcionamento, como horário restrito das 12h às 20h e com limite de clientes.

O governo publicou o documento com as medidas, com detalhes das obrigações que as lojas devem obedecer no interior das unidades e o que a administração do mall também vai precisar respeitar em áreas comuns. O protocolo está disponível no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br ou CLICANDO AQUI.

varejocentro plano

Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação dos shopping centers. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta. Dentro das lojas, assim como determinado anteriormente para o varejo de rua, a regra é 20 metros quadrados por cliente.

A flexibilização vale para 99 cidades do Estado, incluindo municípios da Região Metropolitana do Recife, que mantiveram os números de contaminados e de ocupação de leitos em estabilidade ou em queda. A data também marca a operação completa do varejos de bairro e de centro, além do funcionamento total da construção civil. O processo de reabertura da economia foi dividido em 11 etapas e tem se desenvolvido de acordo com os esses indicadores da saúde.

CRITÉRIOS PARA REABERTURA

Desde o anúncio do Plano de Convivência com a Covid-19, no dia 2 de junho, têm sido considerados a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade representa, no tocante à disseminação da doença. Todos os setores estão sendo submetidos a novos protocolos de segurança, que são baseados em distanciamento social, regras de higiene e monitoramento e comunicação.

O estudo que determina as etapas de convívio e reabertura das atividades econômicas foi produzido pelo Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, do Governo do Estado, em diálogo com as federações de representações empresariais e a Consultoria Deloitte, que utilizou pesquisas de referência mundiais e nacionais.