O evento, que contou com mais de 100 participantes, trouxe indústrias do Complexo, universidades e startups

O que é mais importante para realização de uma transformação digital dentro de uma empresa? Tecnologia ou cultura organizacional? Segundo heads do mercado de inovação de Pernambuco, a resposta está nas pessoas. Esse foi um dos questionamentos feitos em evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) no Centro Administrativo de Suape. Para realização de uma efetiva transformação digital dentro de um ambiente organizacional, é preciso ter cultura, ou seja, esse fator depende 100% das pessoas e não de tecnologia, como a maioria das pessoas acham. O evento, que contou com mais de 100 participantes, trouxe indústrias do Complexo, universidades e startups para debater sobre o assunto.
O meeting começou com uma palestra de Sérgio Cavalcante contando um pouco da trajetória no Porto Digital e de como é possível realizar uma transformação digital em qualquer ambiente, desde que haja vontade e visão. Em seguida, aconteceu um painel com o gerente de inovação do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Miguel Gaia, o diretor de fomento e inovação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jaime Alheiros, o coordenador-executivo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Augusto Galvão, e a Chief Technology Officer da Fablab, Cris Lacerda.
“Em Suape, estamos realizando a transformação digital de forma contínua, implantando inovação nas áreas, mapeando desafios e encontrando as possíveis soluções digitais que podem ser desenvolvidas por startups do ecossistema de inovação do estado”, afirmou Luiz Alberto Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape.
Sérgio Cavalcante falou sobre fatores essenciais para tornar a transformação digital factível: foco no cliente, ouvir pensamentos divergentes, design thinking, a valorização das comunicações e conexões, dar autonomia e confiar na equipe. “Transformação digital não é sobre digitalizar processos. É sobre conexões. A cultura das empresas corresponde a 75% de importância para realizar uma transformação digital. Os outros 25% correspondem à tecnologia, que é apenas o meio para que a transformação aconteça”.
Também participaram do evento representantes da Digital Strategy e do banco digital C6 bankl, apresentando cases de transformação digital e da cultura organizacional de cada empresa. Após isso, as startups Coque Conecta, Talkative, Moodar, OnCase e Di2win fizeram pitches sobre os respectivos negócios. O intuito desse momento foi gerar relacionamento entre startups e indústrias presentes.