As atividades serão iniciadas logo após o Carnaval, um ano depois de ter conquistado o lote do Nordeste por uma oferta de R$ 1,9 bilhão
Os trabalhos da Aena, grupo espanhol que arrematou o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, já tem data pra começar. O governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (21.01), no Palácio do Campo das Princesas, o diretor-presidente do grupo, Santiago Yus, que anunciou que as operações serão iniciadas em março, logo após o Carnaval. A reunião contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e da secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico, Maíra Fischer.
De acordo com Paulo Câmara, a expectativa para o início dos serviços prestados pela empresa espanhola, que administrará o Aeroporto do Recife, é positiva. A empresa tem um plano de investimentos fortes para o equipamento, que acontecerá de forma gradativa. Inicialmente, as melhorias serão de infraestrutura, como refrigeração, banheiros, sinalização interna e de pista. As etapas seguintes vão tratar de avanços para ampliar o número de voos e, consequentemente, de passageiros.
Na semana passada, a Aena Brasil iniciou as operações nos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Campina Grande (PB). O cronograma segue com os de Maceió (AL), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), que também compõem o bloco de aeroportos do Nordeste arrematado pela Aena Brasil no leilão do ano passado. "Eles decidiram a operação do Recife por último para ser mais cuidadoso mesmo. Já estavam em gestão compartilhada com Infraero, mas já estão protocolando junto à Anac o bloco de investimentos a ser feito, quais as intervenções e o plano de ação a ser feito", detalhou Maíra Fischer.
“Pernambuco tem, nos últimos anos, avançado na questão da aviação. Hoje, o Aeroporto do Recife é o mais movimentado do Nordeste, e nós queremos que continue assim: com conforto, pontualidade e qualidade dos serviços. Para isso, contamos com a parceria da Aena Brasil, que se comprometeu a iniciar as ações no mês de março. Além disso, a empresa também se comprometeu a, até abril, apresentar o plano de investimentos e as etapas para que o nosso aeroporto continue sendo referência no Nordeste, porta de entrada para quem vem da Europa e, acima de tudo, um hub de opções para o turismo e a economia de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.
Santiago Yus explicou que o plano de investimentos, previsto para acontecer ao longo dos 36 meses após o início das operações da Aena Brasil, está sendo analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “O plano remete às ações em infraestrutura do aeroporto, como, por exemplo, check-in, segurança, embarque. Tudo tem que ser melhorado”, frisou Santiago, complementando que algumas ações imediatas, entretanto, serão realizadas até junho deste ano. “Entre essas ações estão a reforma de sanitários, melhorias na iluminação e na acessibilidade”, completou.