Querem desmoralizar uma conquista

    Por Fernando Bezerra Coelho (*)

 

Em 19 de dezembro de 1955, o Diario de Pernambuco publicava em manchete na 1ª página: "Refinaria de petróleo para o Recife". A matéria trazia declarações do presidente da Petrobras, o Coronel Artur Levy, que afirmava que a Refinaria seria implantada em 3 anos e teria a capacidade de processar 60 a 80 mil barris de petróleo por dia. Ela seria a terceira refinaria da então recém-criada, Empresa Brasileira de Petróleo.

 

Pernambuco teve que esperar mais de 50 anos para conquistar o direito de sediar o projeto da refinaria.

 

No Brasil de hoje as pessoas que ousam e sonham com um país desenvolvido e tem pressa em ver isto realizado, são acusadas de atrelar os empreendimentos a outros calendários.

 

A Refinaria Abreu e Lima é um desejo de todos os brasileiros e principalmente de todos os pernambucanos. Um empreendimento que está mudando o perfil da economia pernambucana e vai irradiar desenvolvimento através de um círculo virtuoso de crescimento que irá atingir dos soldadores aos engenheiros, da manicure ao dentista, do borracheiro ao dono da transportadora, seja no nível municipal e estadual.

 

Quem ataca os entusiastas e defensores da Refinaria de Pernambuco, atinge a todos os pernambucanos. Por causa do calendário eleitoral, alguns querem desmoralizar a tudo e a todos, e esquecem que as eleições passam, os políticos passam, mas os empreendimentos ficam. A formação de mão de obra, os postos de trabalho diretos e indiretos, e o efeito renda tornam-se perenes. Uma empresa como a Petrobras não inicia empreendimentos sem os estudos técnicos e os projetos necessários para sua viabilização. Não podemos acreditar de forma simplista que o cronograma da Refinaria de Pernambuco está sendo definido pelas datas das urnas. Visão pequena, míope, limitada, que não consegue perceber que este projeto não é só de Pernambuco, é de todo o Brasil. Os efeitos positivos na balança comercial pela eliminação da importação de diesel e aconsequente auto-suficiência no principal elemento do transporte e da agricultura nacional, a garantia da qualidade do diesel nacional no padrão mais rigoroso da indústria, a melhoria da saúde pública com a diminuição de enxofre no combustível e a agregação de valor ao petróleo pesado nacional são os verdadeiros fatores de um cronograma mais ágil ... e não necessitamos de pressa? O Brasil necessita de pressa e Pernambuco também!

 

Não ataquem a Petrobras, não ataquem a Refinaria de Pernambuco! Há 30 anos que não se constroi uma refinaria no Brasil! A Petrobras tem se preocupado em encomendar a maioria dos equipamentos no Brasil, contratar empresas brasileiras e de preferência pernambucanas para a execução do empreendimento. A capacitação e formação de mão-de-obra em massa através do Prominp é outra conquista que foi possível com a chegada da Refinaria. Todas as tecnologias empregadas são de última geração, com foco na eficiência operacional e controle ambiental. Toda esta competência é orgulho para todos e agora está bem perto de nós pernambucanos. Além disso, Pernambuco vem lutando, também, para trazer cada vez mais tecnologia para a nossa terra, para nossas universidades, escolas técnicas, através de convênios e cooperação tecnológica com o Centro de Pesquisa da Petrobras - Cenpes, com o IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e a com a ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo.

 

Desejamos transparência, cobramos lisura, a Petrobras tem que prestar contas a seus acionistas e ao povo brasileiro. Mas as avaliações e auditorias devem ser feitas com parâmetros próprios e específicos para a indústria do petróleo, especificamente para empreendimento de uma refinaria. Aquele que faz sensacionalismo e lança no ar inverdades ou calúnias, não tem compromisso com a sua terra, e muito menos com a sua gente. Vende a sua voz e esquece que o maior prejudicado será o povo pernambucano. Por fim, a inauguração deve atrasar? Sim, devido a muitos fatores, inclusive a tentativa da Petrobras de buscar melhores preços paraalgumas das unidades da refinaria. Mas apesar de tudo, estaremos inaugurando a primeira unidade da Refinaria de Pernambuco ainda no primeiro semestre de 2011, e com certeza será o mês de aniversário de muitos pernambucanos, sejam eles, Antônios, Marias, Eduardos, Joanas, ou Josés. Pernambuco precisa da Refinaria! Não venham desmoralizar o projeto, os seus defensores e a Petrobras! Os investimentos da Petrobras estão na fronteira da tecnologia e são propulsores do crescimento econômico do país. A Petrobras gera impostos, empregos, tecnologia, desenvolvimento e, além disso, representa orgulho para todos nós brasileiros, demonstra que o sonho é possível, e que nós também podemos estar, com trabalho sério e competente, entre os melhores do mundo!

 

Diario de Pernambuco - Opinião

(*)Fernando Bezerra Coelho é o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco