A inauguração do Moinho Suape, da gigante holandesa Bunge, durou pouco mais de uma hora.
Tempo suficiente para brincadeiras sobre a brasilidade do presidente mundial da companhia, Alberto Weisser, autógrafos em um saco de farinha e o aperto da sirene que marcou simbolicamente o começo oficial da produção, iniciada como "operação piloto" no início do ano. Mas o melhor foi a confirmação de que a operação deve ser ampliada das atuais 1.950 toneladas/dia para 2.600 toneladas/dia já em 2010, sem problemas. A farinha produzida na unidade é utilizada na indústria de panificação, biscoito e massas.
"Achamos que 2.600 toneladas é uma quantidade grande o suficiente para ir de Natal a Salvador e no Interior. Já construímos para ser do tamanho correto", disse Alberto Weisser, paulista da gema, apesar do sotaque carregado e de ser filho de pai suíço e mãe alemã. Uma expansão pode ocorrer em breve, se depender do entusiasmo do governador Eduardo Campos. "Este moinho vai ficar pequeno em breve. Já estamos atraindo empresas da área de alimentos para Pernambuco por conta da capacidade dele". Desafio prontamente aceito por Weisser. Se a economia continuar crescendo "do jeito que está", disse ele, a companhia tem condições de aumentar a fábrica rapidamente.
De acordo com o executivo, sem ter um custo muito alto, é possível construir mais um "diagrama" (módulo), ampliando a produção em 25%. A fábrica como está hoje recebeu investimentos de R$ 165 milhões, gerando 220 empregos diretos e mais de mil indiretos. Alberto Weisser destacou que a Bunge investe pesadamente no Brasil de forma "contracíclica", em um momento de recessão mundial, porque acredita no país e em seu potencial de celeiro do mundo. "Nenhum outro país tem a possibilidade de aumentar a produção de alimentos como o Brasil".O presidente Lula lembrou que o setor de alimentos não sofreu com a crise econômica porque uma parcela da população que estava fora do mercado de consumo passou a consumir. "Se colocar R$ 100 na mão de uma pessoa pobre, ela não vai comprar dólar, não vai depositar no banco, ela vai comprar o que comer", afirmou o presidente. Antes do discurso, Lula pegou uma caneta e autografou (na companhia de Eduardo Campos) uma saca de trigo simbolizando a primeira moagem da fábrica. O destino da saca - leve demais para estar cheia de farinha - não foi divulgado.
Operação - O Moinho Suape levou 18 meses para ser construído. Além da fábrica propriamente dita, o empreendimento também conta com silos que podem armazenar até 50 mil toneladas de trigo. O produto é importado da Argentina ou trazido do Sul do país por navios. As embarcações atracam no cais 4 no porto. De lá parte uma esteira de três quilômetros até a fábrica. "Temos que fazer tudo para reduzir o custo, para ter uma farinha para entregar na padaria com alta qualidade e custo baixo. Não existe hoje nenhum moinho com a mesma qualidade. É o melhor do mundo", reforçou Weisser.
Bunge já anuncia aumento da produção
13/07/2011