Suape Global em projeção na Europa

Os próximos meses serão marcados por uma intensa promoção do projeto Suape Global, lançado em dezembro de 2008 e que visa transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, num polo das indústrias de petróleo, gás, offshore e naval. Ontem, em coletiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho, apresentou um roteiro de viagens - parte dele antecipado pela Folha  - onde o programa será divulgado na Europa e, de quebra, revelou que haverá seminários de divulgação também no Canadá, em São Paulo e um outro evento que será realizado em Pernambuco, com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Machado.


No Canadá, a comitiva visitará, em setembro deste ano, a cidade de Calgary, na província de Alberta, onde existe a maior reserva petrolífera do mundo. Há expectativas até no sentido de que o governador Eduardo Campos acompanhe o grupo. “Estamos cumprindo aquilo de vender Suape nos principais centros de produção da área de petróleo, gás, offshore e naval”, destacou Bezerra Coelho. Calgary possui diversas refinarias de petróleo e opera em grande escala plástico e refino de gás natural.


Antes dessa viagem, porém, o secretário planeja, para o início de julho, o seminário em Pernambuco, que contará com a apresentação da Transpetro. “Vamos detalhar os assuntos sobre a indústria naval para empresas brasileiras e estrangeiras que fornecem equipamentos para os navios que estão sendo fabricados”, salientou, acrescentando que uma das ideias é viajar a São Paulo para apresentar o Suape Global às empresas da capital São Paulo e da cidade de Macaé. “Estamos enviando correspondências, informações para muitas empresas.”


No que toca à agenda deste mês, desde ontem parte da comitiva encontra-se em Oslo, na Noruega, participando da maior feira da indústria naval do mundo, com a participação de 30 grandes grupos. Durante o evento, haverá reunião com as empresas Rolls-Royce e Wärtisilä - construtoras de motores marítimos. Farão também roteiro de visitas comerciais, apresentando o Suape Global. Hoje, apresentam as potencialidades de Suape para empresários do maior polo naval norueguês, na cidade de Alesund.
Nos dias 17 e 18, se dirigem a Newcastle, na Inglaterra, retribuindo uma visita realizada pela delegação britânica à Suape. Participarão de empresas do setor petroquímico, naval e fármacoquímico. No dia 19, conhecem o Estaleiro de Lisnave, grande centro de reparação naval.