Pernambuco quer buscar na Europa um investidor para a implantação de um centro de reparação naval em Suape. Em mais uma missão ao exterior, desta vez passando por Noruega, Inglaterra e Portugal, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho, visitará o estaleiro Lisnave, na cidade portuguesa de Setúbal, que tem o grupo alemão Thyssen entre os sócios. O Lisnave é um dos maiores centros de reparação naval da Europa e a Thyssen será convidada a participar do negócio.
"Nossa expectativa é muito boa. Estamos indo na hora certa, na medida em que as novas encomendas de plataformas estão para se confirmar", diz Bezerra Coelho. O mercado espera que os editais de licitação com a encomenda de 28 novas sondas de perfuração pela Petrobras sejam lançados num prazo de 60 a 90 dias, um negócio que poderá ultrapassar os US$ 15 bilhões.
Navios e plataformas precisam de reparo. Com a instalação da Refinaria Abreu e Lima e do Estaleiro Atlântico Sul, o governo do estado espera uma movimentação intensa de navios em Suape, abrindo um novo filão de negócios. Outra empresa que tem analisado a possibilidade de investir num centro de reparação naval, que deverá ser instalado na Ilha de Cocaia, é a Jaraguá Equipamentos, de São Paulo. A empresa é especializada em mecânica pesada e vai fornecer fornos para a refinaria.
A nova missão encabeçada pelo secretário Fernando Bezerra Coelho tem como objetivo divulgar o projeto Suape Global, que quer posicionar Suape como um polo mundial provedor de equipamentos e serviços nas áreas de petróleo e gás, off-shore e naval.
A viagem começa pela Noruega, com visitas à Warstila, em Oslo, e à Rolls Royce Marine, em Hareid. Em Alesund será feita uma apresentação do Suape Global para cerca de 30 empresas. Na Inglaterra, a comitiva terá reunião de trabalho em Londres e visita aos polos de Newcastle e Wilton. Em Portugal, visitarão o Estaleiro Lisnave. Além de representantes do governo estadual, a comitiva será integrada por executivos da Refinaria Abreu e Lima, Transpetro, Petroconsult, Estaleiro Atlântico Sul e PetroquímicaSuape.
Missão em busca de investidor
14/07/2011