Desapropriações serão agilizadas

O Governo do Estado se comprometeu a entregar, até 18 de agosto, todas as desapropriações no trecho entre o município de Salgueiro, no Sertão, e o Complexo Portuário de Suape, necessárias para viabilização da ferrovia Transnordestina em Pernambuco. A tarefa caberá à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foi esse o acerto entre o governador Eduardo Campos (PSB) e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em reunião ocorrida, ontem, em Brasília. As informações foram repassadas pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que esteve presente no encontro.


Garantindo que o tom da conversa entre Eduardo e Dilma não foi político, Fernando Bezerra Coelho explicou que a meta do Estado é promover o acréscimo de mais 13 frentes de trabalho à obra da Transnordestina, sendo uma já para julho. Dos R$ 5 bilhões orçados para o empreendimento, mais da metade deve ficar em Pernambuco, segundo revelou o secretário. O prazo de conclusão da Transnordestina é dezembro de 2010, no final da gestão Lula (PT).


Bezerra Coelho reagiu com naturalidade à notícia de que deputados federais, da Subcomissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e Financeira das obras do PAC, aprovaram requerimento para vistoriar 14 empreendimentos tidos como problemáticos, entre os quais a Transnordestina e a refinaria Abreu e Lima. “Vejo com normalidade, é papel deles. Vamos continuar trabalhando”, destacou. Eduardo Campos continua em Brasília até amanhã, reunindo-se com outros ministros.