O Governo de Pernambuco está empenhado em mostrar eficiência sobre as obras da Ferrovia Transnordestina - pelo menos no que depende do seu trabalho. De acordo com o governador Eduardo Campos, no próximo dia 6 de julho o Estado apresentará um “balanço geral” de todo o serviço feito em relação ao trecho da obra que se estende de Salgueiro a Suape. “Nós estamos cumprindo o que cabe a nossa parte. Acredito que estamos bem próximos de notícias positivas”, asseverou. A prestação de contas é uma forma de antecipar os dados que serão mostrados ao Governo Federal em reunião a ser realizada no dia 17 de agosto.
“Temos que fazer 1.200 desapropriações nesse trecho que vai de Suape a Salgueiro. Até agora nós fizemos 120 laudos. Mas até o dia 17 de agosto estaremos com o restante dos laudos completos”, explicitou o governador. O valor desse trabalho está em algo em torno de R$ 22 milhões. Outro ponto positivo é o trabalho comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jones Figueiredo, que vem promovendo discussões com todos os juízes das comarcas responsáveis pelo território em questão, esclarecendo pontos no que toca à Transnordestina. “Para a execução do projeto, precisa que o Governo Federal, o Ibama, façam suas partes”, conclamou Campos.
Conforme foi noticiado pela Folha de Pernambuco, no último dia 6 de junho foram completados três anos desde que o presidente Lula foi à Missão Velha (CE) para dar início às obras da ferrovia. O projeto está avaliado em R$ 5,4 bilhões e a previsão para sua conclusão é em dezembro de 2010. Porém, apesar de estar incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), menos de 20% da obra foi contratada - já que trata-se de uma Parceria Público Privada (PPP) - e pouco se tem visto de obras em execução ou sendo finalizadas.
No dia 15 deste mês, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que é responsável direta pelo PAC, admitiu que o Governo Federal está insatisfeito com o ritmo das obras da ferrovia, que ligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
Estado presta contas sobre Transnordestina
14/07/2011