Recife ganhará loja da Amway este ano

A empresa de vendas porta a porta Amway quer ficar mais próxima do seu público final. Para tanto, irá abrir três novas lojas no país este ano. Até junho, serão abertas duas unidades, uma no Rio e outra em São Paulo. No segundo semestre será a vez do Recife ganhar uma loja da marca norte-americana, provavelmente no bairro de Boa Viagem. O espaço terá uma área de aproximadamente 500 metros quadrados, representando um investimento de cerca de R$ 1 milhão. Serão gerados dez postos de trabalho diretos.

O diretor geral da Amway Brasil, André Raduan, conta que o principal objetivo da loja não é a venda direta ao consumidor. "Claro que iremos comercializar produtos, mas o local servirá principalmente como centro de experiência, para que o cliente possa conhecer nossa marca, e como centro de treinamento para distribuidores", explica. O que for vendido na loja, inclusive, terá preço em torno de 30% mais caro em relação ao distribuidor.

A receita da Amway no Brasil vem crescendo 30% ao ano (2007 e 2008), sendo que no primeiro trimestre deste ano a expansão registrada foi da ordem de 40%, fruto de uma adaptação ao mercado local. No mundo, a empresa faturou US$ 8,2 bilhões em 2008, volume 15% superior ao de 2007. Apenas 5% desse faturamento ocorre na América Latina. "Antes, nossos produtos eram muito caros e feitos para americanos. Depois de pesquisas, fizemos alguns ajustes para atender ao perfil, ao gosto e ao bolso do brasileiro e do latino-americano e nosso faturamento vem crescendo no Brasil", diz Raduan.

Como exemplo ele cita a linha de cosméticos antienvelhecimento Moiskin, desenhada exclusivamente para a América Latina. Outra adaptação foi a fabricação de produtos com ingredientes botânicos, como xampus com extrato de guaraná e chá verde. No Brasil, a Amway fabrica barras de cereais, sabonetes, perfumes e protetor solar, através de terceiros. As fábricas estão localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas há uma base industrial importante no Nordeste, para produtos semiacabados. Em Ubajara, no Ceará, a empresamantém 320 funcionários e mais de 100 mil pés de acerola, goiaba e maracujá para fabricação de vitaminas.

Ciente de que seus maiores mercados (China, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul) estão imersos numa profunda crise financeira, a Amway mira cada vez mais na América Latina. "O Brasil é o terceiro maior mercado de vendas diretas porta a porta, perdendo apenas para Estados Unidos e Japão", observa André Raduan. Para turbinar ainda mais as vendas, a filial brasileira irá investir US$ 4 milhões em 2009 num plano de marketing.