Surubim, no Agreste, será o primeiro de Pernambuco a cultivar algodão colorido. O projeto, desenvolvido pelas secretarias de Agricultura e Reforma Agrária e Desenvolvimento Econômico, deve ser posto em prática em breve. Além de beneficiar a agricultura familiar, a iniciativa vai popularizar a produção do algodão no Estado. O Instituto Agronômico de Pernambuco, responsável pela parte prática do projeto, ainda pretende levar o cultivo para Passira, Vertente do Lério e Limoeiro.
Para o chefe da Unidade de Estudos e Projetos da Secretaria de Agricultura, Antônio Ribeiro da Silva, é importante lembrar que o projeto ainda está em desenvolvimento. “Ainda temos que verificar o rendimento da cultura”. O projeto, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ainda está em fase elementar, em processo de produção das sementes.
Em relação aos produtores que poderão participar, Antônio Ribeiro afirmou que ainda não está definido o perfil dos beneficiados. Atualmente, o algodão colorido é cultivado apenas em Campina Grande, na Paraíba.
Surubim receberá algodão colorido
14/07/2011