Projeto Suape Global firma parceria entre Brasil e Inglaterra

Sete viagens internacionais, três empresas em fase de implantação, diversos acordos de cooperação assinados e uma carteira de investimentos em negociação. Este é o balanço do primeiro semestre de atuação do Projeto Suape Global.
 
A última parceria foi firmada hoje (18.06), na cidade de Newcastle, Inglaterra, quando o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo de Suape, Fernando Bezerra Coelho, assinou um memorando de entendimento entre a empresa e a North East Process Industry Cluster, Nepic, organização industrial do nordeste inglês que congrega mais de 500 empresas dos setores petroquímico, químico, farmacêutico e biotecnológico.
 
Os laços entre Brasil e Inglaterra serão estreitados por meio do intercâmbio de experiências em desenvolvimento de negócios, processos industriais e oportunidades da cadeia produtiva do petróleo. Um intercâmbio técnico-científico entre universidades dos dois países também foi pensado no documento.
 
Fazem parte da comitiva, além de Fernando Bezerra Coelho, o coordenador Executivo de Implantação de Negócios de Suape, Silvio Leimig, e representantes do Estaleiro Atlântico Sul, Refinaria Abreu e Lima, Petroquímica Suape e Transpetro.
 
ROTEIRO – A missão européia reuniu-se na Noruega entre 14 e 16 de julho com as empresas Wartsila, Rolls-Royce, Noreq, Dânica, Nocac, Sperre, TMC, Cummins, Offshore e BrazHarwood, empresas fornecedoras de equipamentos e serviços ligadas à indústria naval e offshore.
 
Na Inglaterra, após o encontro com o Nepic, estão marcados mais dois encontros: um com o One North East, órgão governamental responsável pelo desenvolvimento econômico do Nordeste do país; e o outro com a NOP Energy, organização para o desenvolvimento de negócios para empresas do setor de óleo, gás e energia, que representa cerca de 300 empresas inglesas.

Na próxima sexta-feira (19), a missão chega a Setúbal, em Portugal, para conhecer o Estaleiro da Lisnave, importante centro de reparação naval da Europa, responsável por atender demandas de países vizinhos em todo o continente europeu. Empresários da empresa Jaraguá, mais importante empresa de mecânica pesada do Brasil, estarão acompanhando a comitiva na visita.
 
De acordo com Bezerra Coelho, a Jaraguá, que já confirmou a implantação de uma unidade fabril em Pernambuco, agora estuda a possibilidade de investir no novo centro de reparação naval em Suape.


CANADA – Uma nova missão já está sendo agendada no final de setembro para a apresentação e desenvolvimento do Projeto Suape Global. Desta vez o destino será a cidade de Calgary, localizada no oeste do Canadá. No local, estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do país.

SUAPE GLOBAL - Surgido em 2008, o projeto visa transformar o Complexo Industrial e Portuário de Suape em um polo provedor de bens e serviços para as indústrias de petróleo, gás, offshore e naval a partir da implantação de uma refinaria, um estaleiro e quatro plantas petroquímicas (uma em funcionamento e três em obras) no local que somam um investimento total de US$ 13 bilhões.
 
O projeto já esteve nos Estados Unidos, na China, em Hong Kong, Singapura, Noruega, Inglaterra, referências nas cadeias produtivas que o Estado está desenvolvendo.
 
A iniciativa é o resultado da ação do governo de Pernambuco em parceria com universidades, instituições federais e estaduais, agências e bancos, que se uniram para transformar a região integrando regiões do nordeste e ampliando as oportunidades de negócios e emprego.