Construção discute novo plano

Seguem os encontros para explicar e debater o novo plano diretor do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. Hoje, representantes do consórcio Planave e Projetec (responsável pelo plano) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE) estarão tratando de habitação e infraestrutura. Serão apresentados os primeiros resultados sobre o projeto.


Os principais resultados do Diagnóstico Situacional relacionam temas como os aspectos urbanísticos do Complexo. A expansão urbana do Cabo e Ipojuca, o déficit habitacional da área e a dificuldade dos municípios em oferecer respostas ao tema estão entre os destaques.


A infraestrutura hoteleira e de restaurantes também é pouco aproveitada, havendo um déficit na região. Com relação aos hotéis, o Diagnóstico identificou um grande número de pousadas e hotéis, que, entretanto, têm um alto índice de ocupação no verão e fins de semana prolongados. Já no que se refere à instalação de restaurantes, o que se percebeu foi um grande número de lanchonetes improvisadas instaladas em áreas irregulares, e restaurantes distantes do Complexo.


O prazo de conclusão do plano é março de 2010. São considerados essenciais a infraestrutura portuária, o planejamento e gestão territorial integrada, a infraestrutura de transportes, o mercado habitacional, entre outros pontos.