EM SUAPE // Investimento está estimado em cerca de R$ 200 milhões e será administrado pela empresa paulista Construcap. Deve operar em 2011
O novo estaleiro naval a ser implantado no Complexo Industrial e Portuário de Suape será administrado pela empresa paulista Construcap e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2011.
O protocolo de intenções para a instalação do empreendimento foi assinado ontem, pelo governador do estado, Eduardo Campos, e pelo vice-presidente da companhia, Roberto Capobianco. O investimento está estimado em cerca de R$ 200 milhões e deve gerar 7 mil empregos quando estiver funcionando.
O objetivo imediato é disputar a licitação de 28 plataformas de perfuração de petróleo em águas profundas, que está sendo realizada pela Petrobras. Essas plataformas, que em sua maioria serão utilizadas para a exploração do pré-sal, deverão ser construídas no Brasil, com percentual mínimo de componentes nacionais, e deverão ser entregues entre 2013 e 2017. Para cumprir esse prazo, a Construcap planeja iniciar a construção do estaleiro a partir do segundo semestre de 2010. A obra em si deve gerar cerca de 1.500 postos de trabalho.
O novo estaleiro vai ocupar uma área de aproximadamente 40 hectares em Suape, em um canal localizado próximo ao Estaleiro Atlântico Sul, o primeiro a se instalar no complexo. É a primeira empreitada da Construcap, empresa com 65 anos de atuação na construção civil e montagem industrial, no setor de armação. O grupo, contudo, tem realizado serviços para a própria Petrobras, como a construção da estação de tratamento de despejos industriais da Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul.
"Decidimos entrar nessa área de construção naval em função dos investimentos que a Petrobras está iniciando", simplificou Capobianco. De acordo com ele, a capacidade de produção do estaleiro não está ainda definida. "Essa questão está vinculada aos contratos que vamos obter", explicou. A obra, de acordo com ele, será realizada com financiamentos de bancos privados e públicos, além de recursos próprios da empresa.
Na entrevista realizada após a assinatura dos contratos (além do estaleiro, outros empreendimentos tiveram sua instalação anunciada), o governador Eduardo Campos confirmou a chegada do terceiro estaleiro a Suape. O nome das empresas envolvidas no empreendimento, porém, não foi ainda revelado. "O contrato deverá ser assinado até a quinta-feira da próxima semana. Só então poderemos anunciá-lo. Mas já está tudo fechado", garantiu Campos.
Da redação - Diario de Pernambuco