Nos próximos dias, o Governo de Pernambuco assinará decreto que cria a Câmara Setorial de Fruticultura Irrigada. Formada por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, associações e trabalhadores no segmento e centros de pesquisa, a Câmara irá discutir políticas direcionadas a fortalecer o setor.
O anúncio foi feito, ontem, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, no lançamento da 20ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), que acontece entre os dias 15 e 18 de julho, em Juazeiro, na Bahia, onde a Câmara será inaugurada.
Este ano, a Fenagri poderá gerar até R$ 100 mil em rodada de negócios e a expectativa é atrair cerca de 60 mil pessoas. Durante o lançamento, representantes dos segmentos da fruticultura irrigada reforçaram que, depois do auge da crise econômica - que afetou bastante o setor -, o Governo Federal, em parceria com os gestores de municípios que ficam em torno do Vale do São Francisco, devem se unir na tentativa de captar recursos a serem investidos na melhoria de novas culturas e em novas tecnologias para aumentar a competitividade.
“Precisaremos de algum tempo para retomar o volume de produção do Vale. Incentivaremos a criação da câmara setorial para discutirmos periodicamente formas de desenvolvimento para a região”, afirmou Bezerra Coelho.
Pernambuco está em negociação com a Secretaria de Comércio Exterior e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para reduzir a carga de impostos paga pelos produtores do Vale quando exportam seus produtos para a Europa. A redução dos tributos, que variam de 8% a 16%, vai depender das renegociações do Mercosul com a União Européia. Os países que não renegociaram, desde 2004, seguem pagando.
Câmara Setorial de Fruticultura será criada
14/07/2011