Amanhã, em Portugal, será assinado o protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de transformadores de energia no Complexo Industrial Portuário de Suape. A Efacec Energy Service LTDA, maior grupo do setor energético de capital português, fará um investimento da ordem de R$ 35 milhões e geração de 150 empregos diretos. O plano é de que a nova empresa esteja funcionando na zona portuária em dois anos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, desembarcou hoje em Portugal. Além de assinar o termo de compromisso com a Energy Service, ele visitará a Unidade da Arrotéia (Transformadores e Aparelhagem) e ainda a Unidade da Maia (Atomoção, robótica, logística e engenharia). Já a assinatura com a indústria de transformadores será feita com a presença de seu administrador executivo, Alberto Martins. Será uma área de cinco hectares.
“É uma empresa de relevada importância para diversas outras que aportam em Suape, entre elas, os megaempreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima, o Polo Petroquímico e o Estaleiro Atlântico Sul”, afirma Bezerra Coelho. O Estado está oferecendo benefícios fiscais para a empresa através do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe).
Priorizando a mão de obra local e a aquisição de matérias primas e insumos em fontes domésticas, a empresa funciona como instaladora e fornecedora de equipamentos em energia, transporte e logística e em engenharia e serviços. O grupo, que possui unidades em São Paulo (SP) e Salvador (BA) e tem cerca de 2 mil colaboradores, atua em cinco continentes, fatura aproximadamente 300 milhões de euros ao ano e conta com 60 anos de mercado. A Efacec já atua no Estado como sócia majoritária da Efacec Energy Service LTDA.
Da redação - Folha de Pernambuco