Dragagem interna está finalizada

Os serviços de dragagem de aprofundamento da área interna do Porto do Recife, bacia de evolução e berços de atracação, com o calado variando entre 11,50 metros e 10 metros, foram finalizados ontem. O projeto foi iniciado no último dia 17 de março e executado pela Draga HAM 309, que tem 4.800 metros cúbicos de cisterna e pertence a empresa Somar. O presidente do Porto, Alexandre Catão, convidou os membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) para uma visita oficial à draga, hoje, no Armazém 7. No Porto, faz mais de 20 anos que não há dragagem. E nunca se dragou acima de 10 metros.


Com a finalização dessa etapa, fica restando apenas a dragagem da parte externa, serviço que será executado pela Draga Volvox Delta, que tem 8.000 metros cúbicos de cisterna e também é da Somar. A Volvox deverá chegar até o dia 20 deste mês para realizar a dragagem de aprofundamento do Canal de Acesso para 11,50 metros e realizar os ajustes que se fizerem necessários na área interna do porto.


"Essa dragagem abre inúmeras possibilidades de alternativas para aumentar a carga do trigo, da cevada, do coque do petróleo. O milho é um segmento que pode movimentar pelo menos 200 mil toneladas. O açúcar, que é o maior carro-chefe de exportação do Estado, será muito mais movimentado", comemorou.


Amanhã, é esperada no evento a presença do presidente do CAP, Reginaldo Lafayete, que também é chefe de gabinete da Secretaria Especial de Portos. Por sinal, o ministro-chefe de Portos, Pedro Brito, confirmou a sua vinda ao Porto do Recife, após a chegada da draga Volvox.


Quanto à conclusão da dragagem, Alexandre Catão diz que existe possibilidade de ela ser totalmente concluída no fim deste mês ou na segunda quinzena de agosto, a depender da chegada da Volvox. Atualmente, o berço do terminal açucareiro, assim como o de trigo, está com 10 metros. Os berços do cais 2 ao 6 já estão com 11,5 metros. Do 7 ao 9, onde será construído o terminal marítimo, está com 9 metros.