O grupo português Efacec Energy Service está aportando em Suape. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, assina amanhã um protocolo de intenções com a fabricante de transformadores de energia na cidade de Porto, em Portugal. O empreendimento, que ocupará uma área de cinco hectares no complexo industrial portuário, significará um investimento de R$ 35 milhões nos próximos dois anos e a geração de 150 empregos diretos.
A Efacec está recebendo incentivos fiscais através do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), que concede 75% de crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo prazo de 12 anos, podendo ser renovado por igual período. Em contrapartida, a empresa se compromete a priorizar a contratação de mão de obra local e a aquisição de matérias-primas e insumos em fontes domésticas.
"É uma empresa de relevada importância para diversas outras que aportam em Suape, entre elas os megaempreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima, o polo petroquímico e o Estaleiro Atlântico Sul", declarou Bezerra Coelho antes de embarcar para Portugal.
Há 60 anos no mercado, a Efacec faz parte do maior grupo do setor energético de capital português. A empresa atua como instaladora e fornecedora de equipamentos em energia, transporte e logística e em engenharia de serviços. No Brasil, o grupo possui unidades em São Paulo (SP) e em Salvador (BA). No mundo, são cerca de dois mil colaboradores espalhados pelos cinco continentes. O faturamento anual se situa na casa dos 300 milhões de euros.
Em Pernambuco, a Efacec já está presente como sócia majoritária da Efacec Energy Service, iniciando suas atividades a partir das instalações da antiga Energy Service, empresa pernambucana localizada em Jaboatão dos Guararapes. Desde então, tem se dedicado a recuperar máquinas elétricas e à manutenção de subestações de clientes.
Da redação - Diario de Pernambuco