Odebrecht anuncia obras no trecho Salgueiro-Suape

Diretor da construtora diz que em dezembro começa a implantar cinco canteiros para dar início às obras do trecho da Transnordestina que vai ligar a cidade de Salgueiro ao Porto de Suape


A Construtora Norberto Odebrecht vai implantar, a partir de dezembro, cinco canteiros de obras nos municípios de Salgueiro, Serra Talhada, Cachoeirinha, Escada, Arcoverde para iniciar as obras do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina, que terá 1.728 quilômetros, ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém e Suape. O trecho Salgueiro-Suape tem uma extensão de 522 quilômetros e um custo de R$ 1,7 bilhão. As informações foram dadas pelo diretor do contrato da Transnordestina na Odebrecht, Pedro Leão, durante a reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (Cedes), que ocorreu ontem à tarde no Palácio Campo das Princesas.


A Odebrecht foi contratada para fazer 1.100 quilômetros da ferrovia, que vão ligar Suape a Eliseu Martins. A construtora vai fazer as capacitações dentro Programa Acreditar, desenvolvido pela empresa para capacitar mão de obra em parceria com outras instituições, como o Estado e municípios.


No caso das obras da Transnordestina, a intenção é usar o cadastro do programa Bolsa Família para que os beneficiários façam uma capacitação e depois sejam contratados para fazer as obras. Segundo Leão, os técnicos da empresa começaram a visitar os municípios para ver o potencial de mão de obra nesses locais.


O pico das obras do trecho que será construído pela Odebrecht deve ocorrer entre junho e agosto do próximo ano, quando deverão estar trabalhando cerca de 7.000 pessoas, de acordo com Leão.


A ligação entre Eliseu Martins e Suape deverá ser concluído em 2012, de acordo com Leão. Ele acrescentou também que a empresa já contratou 200 pessoas, que começaram a fazer os desmatamentos.


As obras da ferrovia Transnordestina foram iniciadas em 2006 no trecho Salgueiro-Missão Velha, que tem cerca de 100 quilômetros de extensão e ainda não foi concluído. A obra inteira tem um orçamento de R$ 5,4 bilhões e grande parte dos recursos sairá do governo federal.


A empresa responsável pelo empreendimento é a Transnordestina Logística, que substituiu a antiga Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).

Da redação - Jornal do Commercio