Negociação com Oxbow continua

Mais uma etapa da negociação com a empresa norteamericana Oxbow Carbon para que o grupo instale uma unidade em Suape se dará na próxima semana, mais precisamente entre a terça e quarta-feira. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Fernando Bezerra Coelho, haverá um encontro entre membros da Petrobras e representantes da companhia. “A Petrobras deverá apresentar o plano de estudo (definindo se o empreendimento será apenas para beneficiamento do coque do petróleo ou se terá uma calcinadora)”, afirmou. O investimento pode alcançar a cifra dos US$ 150 milhões.


Desde o mês de março de 2008 que foi assinado um protocolo de intenções entre a Petrobras e a Oxbow visando a instalação de uma unidade no complexo, que poderá gerar 200 empregos diretos e mil indiretos. Quando esteve em Pernambuco, o presidente da companhia, Brian L. Acton, chegou a declarar que o ritmo das conversas seria determinado pela velocidade das negociações com a Petrobras. Não obstante, disse esperar uma movimentação de cerca de 1,5 milhão de toneladas de coque por ano.


O empreendimento corresponde a um interesse na expansão de negócios no Nordeste. Atualmente, a Oxbow é uma das maiores empresas privadas da Flórida, sendo a maior fornecedora do mundo de coque de petróleo. Com 100 anos de atuação, a companhia americano marca presença em todos os continentes.