A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e a prefeitura Municipal de Juazeiro divulgaram a programação da XX Feira Nacional de Agricultura Irrigada - Fenagri. O evento acontece entre os dias 15 e 18 deste mês, no Campus III da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em Juazeiro. A apresentação contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho, além de políticos, jornalistas e empresários do ramo.
Um dos coordenadores do evento e secretário de Agricultura de Juazeiro, Jairton Fraga, fez a apresentação da feira que este ano terá como tema a Sustentabilidade na Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco - Ce-nários, Desafios e Perspectivas. Segundo Fraga, este ano o evento traz uma nova concepção que terá foco na profissionalização, enfatizando a promoção dos produtos do setor primário e a articulação dos agentes públicos e privados.
Um dos pontos altos da programação é a realização da 1a Conferência sobre Políticas Públicas para Agricultura Irrigada no Semiárido, prevista para o dia 16. A estimativa dos organizadores é de que a feira movimente cerca de R$ 100 milhões ao longo dos quatro dias e atraia cerca de 60 mil pessoas diretamente.
Atendendo uma demanda antiga dos produtores do Vale do São Francisco, o secretário Fernando Bezerra Coelho anunciou durante o encontro a criação da nova Câmara Setorial de Fruticultura de Pernambuco, que terá sua instalação assinada pelo governador Eduardo Campos, no próximo dia 15, na abertura da feira. A câmara atuará como fórum permanente de discussão sobre questões ligadas à fruticultura irrigada e agricultura. “Esperamos que a Bahia também instale a sua própria câmara. Queremos ampliar o debate, traçar novos desafios e propostas para o setor”, destacou Bezerra Coelho.
Expoagro - Duas associações rurais apoiadas pelo Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - ProRural participam da Feira de Animais de Afogados da Ingazeira - Expoagro. Até sexta-feira, a Associação dos Apicultores de Tabira e a Associação do Desenvolvimento Rural do Sítio Serrinha, de Buíque, têm a oportunidade de expor seus produtos. A participação dos artesãos e dos agricultores familiares em eventos semelhantes é tida pelo programa como uma oportunidade de intercâmbio de informações e para o aprendizado dos seus beneficiários.
Os produtores apoiados pelo ProRural são orientados, com a ajuda de um profissional especializado, sobre os processos de comercialização, que inclui a formação de preços para venda, o perfil do consumidor, a análise de preços alternativos, a prática comercial e a identificação de potencialidades comerciais. Durante a feira, as duas associações terão a chance de conhecer outros produtores e artesãos.
Feira promove fruticultura do Vale do São Francisco
14/07/2011