GM vai inaugurar central de distribuição em dezembro

Finalmente a Central de Distribuição de Veículos (CDV) da General Motors (GM) será inaugurada. A previsão é de que detalhes estejam resolvidos até o começo do mês de dezembro para que, na segunda semana do mês, a CDV esteja funcionando. Ontem, o gerente de Relações Governamentais da empresa, Antonio Carlos Ramos, falou que faltam “pequenos ajustes” na infraestrutura do pátio interno do Porto de Suape, que tem 3,5 hectares e estava ocioso desde 2001 (o espaço fica em frente ao moinho da Bunge). A administração portuária já tinha adquirido um sistema de operação de terminais de veículos e esperava retorno da Receita Federal sobre a auditoria feita na área.


 “Nós vamos receber uma remessa de carros do modelo Agile e distribuiremos para os 14 estados do Norte e Nordeste. O volume anual de entrada de veículos será de 20 mil. Serão feitos dois desembarques por mês”, informou Antonio Carlos Ramos. Os automóveis aportarão através de navios e serão levados para os estados por meio caminhões.


Os “pequenos ajustes” que foram solicitados pela Receita são a inclusão de mais câmaras de segurança e a ampliação da grade de proteção. “Hoje temos 15 câmaras e devemos instalar cerca de oito unidades a mais e a grade deve ficar com três metros. Ela está com dois metros”, explicou, lembrando que os investimentos no pátio estão em torno de R$ 200 mil desde o início desta gestão.


Em março de 2008 foi assinado um protocolo de intenção entre a GM e o Governo do Estado para a implantação do centro, que custará um investimento total de R$ 30 milhões. Inicialmente, esperava-se que o pátio estivesse liberado para ser usado desde novembro do ano passado, mas irregularidades questionadas pela Alfândega e problemas relacionados ao colapso financeiro internacional atrasaram o projeto.


No mês de julho deste ano foi confirmada a parceria e o plano de entrar em operação ainda em 2009. Uma média de 30 a 50 pessoas devem trabalhar nas questões logísticas quando os carros chegarem.

Da redação - Folha de Pernambuco