Projeto para porto concluído até fevereiro

Os projetos executivos de requalificação de infraestrutura terrestre e aquaviária do Porto de Petrolina estão previstos para serem concluídos até fevereiro de 2010, segundo informou o gestor do porto, Hermes Delgado. Apesar da empresa contratada para elaborar a documentação, Eicomnor Engenharia e Impermeabilização e Comércio do Nordeste Ltda, já estar desenvolvendo os projetos desde o dia seis de novembro - quando o contrato foi assinado -, somente no último dia 30, o extrato de contrato da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado. O valor da licitação é de aproximadamente R$ 424 mil, a serem investidos em três projetos de infraestrutura terrestre e um de infraestrutura aquaviária.


“Depois que os projetos forem entregues, iremos licitar as obras. Atualmente, temos capacidade para armazenar 10 mil toneladas de carga, mas com o projeto de requalificação teremos condições de armazenar muito mais e isso vai variar de acordo com a demanda. Vale lembrar que o porto ocupa uma área de 90 hectares e contamos com um armazém de dois mil metros quadrados, sendo que temos muita área para expandir”, explicou Delgado.


O Porto de Petrolina existe desde 1972 e, atualmente, recebe cargas de grãos e caroço de algodão da Bahia e distribui para outras regiões do Estado. “Com a requalificação e também com a conclusão do trabalho de regularização institucional do porto (que dá característica jurídica ao empreendimento), estaremos aptos a receber qualquer carga, principalmente, quando a hidrovia do São Francisco for liberada. Depois disso as navegações se intensificam”, reforçou o gestor.

Da redação - Folha de Pernambuco