A capital pernambucana obteve um incremento de 30% na procura de pacotes turísticos e uma taxa média de 85% de ocupação hoteleira durante este ano. Os dados foram apresentados ontem pelo secretário de turismo do Recife, Samuel Oliveira, durante a última reunião do Conselho do Turismo do Recife (Conture). Entre as principais conquistas do setor está a primeira plenária exclusiva do Orçamento Participativo (OP), realizada em agosto.
“Recife é a primeira capital a ter uma plenária exclusiva para o turismo. Por meio deste trabalho, nós conseguimos traçar três prioridades para o turismo da capital, que são: o turismo da capital, a promoção e a qualificação profissional. Estas prioridades estão sendo cumpridas”, afirmou o secretário. Outro destaque do ano é o lançamento do Recife Mais - Plano de Aceleração da Competitividade Turística 2009-2012/13. O projeto prevê um investimento de aproximadamente R$ 480 milhões.
De acordo com Oliveira, este ano, o Recife também registrou a melhor movimentação turística do Nordeste. “Estamos fechando o ano com a melhor diária e permanência média. Além disso, a rede hoteleira retomou o investimento no Recife e já estamos com novos hotéis sendo construídos”, comemorou.
Para o próximo ano, o secretário conta que a meta será tornar o Recife uma referência na informação turística. “Nós queremos aperfeiçoar este trabalho e nos tornarmos um grande destaque nacional não só para o turista como para o recifense”, disse. Em 2010, a pasta também irá trabalhar a gastronomia recifense.
Da redação - Folha de Pernambuco