Empregos crescem 0,7% em outubro

O nível de emprego na indústria brasileira aumentou 0,7% em outubro deste ano, em comparação com setembro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o maior avanço no segmento desde julho de 2008 e a quarta alta mensal consecutiva. “O crescimento do índice de emprego é refletido pelo aumento na produção industrial que, pelo décimo mês consecutivo, apresenta-se com taxa positiva, sendo 2,2% sobre o mês anterior”, justificou o técnico da pesquisa industrial do IBGE, Fernando Abrita.


Em relação a outubro do ano passado, houve declínio de 5,7%, marcando a 11ª queda consecutiva. Já no acumulado do ano, o recuo foi de 5,7%. No acumulado dos últimos 12 meses houve queda de 4,8%, mantendo a trajetória de declínio iniciada em agosto do ano passado.


Em Pernambuco, o índice de pessoal ocupado caiu 3,6% em comparação ao mesmo período do ano passado e no acumulado do ano registrou queda de 5,1%. Puxaram os índices para baixo os segmento de alimentos e bebidas (- 2,3%), vestuário (-16,7%) e têxtil (-10,3%).
Segundo Abrita, na série com ajuste sazonal, no Brasil, o emprego e o número de horas pagas cresceram, respectivamente, 0,4% e 0,6% em outubro, na média móvel trimestral. Nas comparações contra iguais períodos de 2008, no entanto, os resultados mensal e do acumulado do ano permanecem negativos. A pesquisa ainda aponta que a folha de pagamento real da indústria (equivalente à massa salarial) teve alta de 0,5% em outubro ante setembro e queda de 4% ante outubro de 2008. Já Pernambuco apresentou queda de 3,2%, em outubro se comparado com setembro, e recuo de 2,3% no acumulado do ano.

 

Da redação - Folha de Pernambuco